Filtrar


Questões por página:
O teor de nitrogênio total em uma amostra de biossólido foi determinado pelo método de Kjeldahl.
0,700g de amostra foi digerido e alcalinizado com excesso de solução de hidróxido de sódio. Após destilação, a amônia foi coletada em 25,00mL de solução de ácido sulfúrico 0,0750mol L–1. A titulação do excesso do ácido requereu 5,00mL de solução de hidróxido de sódio 0,1250 mol L–1.
[Dados: Massa molar do nitrogênio = 14 g mol–1.]
O teor de nitrogênio na amostra é de
Vida em Vênus?
Em setembro de 2020, pesquisadores da Universidade de Cardiff, no Reino Unido, juntamente com o Instituto de Tecnologia de Massachusetts, nos Estados Unidos, anunciaram a possível descoberta de fosfina (PH3) na atmosfera de Vênus. A evidência de fosfina foi divulgada como um indicador de um novo processo inorgânico ou de atividade biológica microbiana em Vênus.
PH3 é uma molécula de geometria piramidal na qual as distâncias das ligações P−H são de 1,42 Å e os ângulos H−P−H são de 93,5°. Ela exibe um pequeno momento de dipolo,0,58 D, em comparação com NH3 (1,47 D).
[Dados: Valores de eletronegatividade de Pauling: P: 2,19; H: 2,20.]
A esse respeito, assinale a afirmativa correta.
Em 1931, Hückel mostrou que hidrocarbonetos cíclicos com(4n+2) elétrons π (sendo n um número inteiro) possuem umaestabilidade extra, diminuindo relativamente sua energia, o quepode conferir a propriedade de aromaticidade. Para umcomposto ser considerado aromático precisa ser cíclico, plano eseguir a regra dos 4n + 2 = elétrons π.
Assinale a alternativa que apresenta apenas compostosaromáticos:

O preparo de uma solução envolveu as seguintes etapas:


1. Transferência de 5,0mL de solução aquosa de cloreto de magnésio 1,90 g L-1 a balão volumétrico de 25,0mL.

2. Adição de 10,0mL de solução aquosa de sulfato de sódio 0,015 mol L-1 ao mesmo balão.

3. O volume da solução final no balão volumétrico foi completado à 25,0mL como água destilada.


[Dados: massas molares (em g.mol–1 ). Mg: 24; Cl: 35,5; Na: 23; S: 32; O: 16.]


A concentração total de cátions, em mol L–1, na solução final será de

Atualmente, entende-se que a oxidação de alguns compostos orgânicos na atmosfera é preferencialmente conduzida em fase heterogênea.
O dimetilsulfeto, por exemplo, apresenta baixa solubilidade em água, mas é capaz de reagir com oxidantes atmosféricos na superfície de uma gotícula de água formando dimetilsulfóxido, que penetra na gotícula e continua na rota de oxidação até a formação de íons sulfato.
As gotículas de água e soluções aquosas dispersas na atmosfera são exemplos de dispersões classificadas como