Filtrar


Questões por página:
“Um dos maiores defensores da inclusão de história das ciências e epistemologia no ensino de ciências é Michael Mattews, que advoga a importância tanto do ensino sobre as ciências quanto do ensino de ciências. Na sua perspectiva, ensinar sobre ciências inclui, além dos resultados científicos, a discussão de toda uma dinâmica da atividade científica: descoberta, justificação, divulgação e aceitação do conhecimento científico.”
O texto defende a inclusão de história de ciências no currículo em ação.
As opções a seguir apresentam vantagens para o uso da história das ciências, à exceção de uma. Assinale-a.
“A outra escola de pensamento defendia o método do peso equivalente. Este media o peso de um elemento segundo a quantidade relativa que reagia quimicamente com uma única quantidade de hidrogênio, ou um equivalente calculável.”
STRATHERN, Paul. O Sonho de Mendeleiev - A verdadeira história da Química.2002. Zahar.
Na tentativa de estabelecer um peso para o oxigênio, descobriu-se que seu peso equivalente era 8, muito embora o oxigênio tivesse peso atômico 16, já que um volume de gás oxigênio pesava 16 vezes mais do que o mesmo volume de hidrogênio.
O peso equivalente do oxigênio era a metade do seu peso atômico porque
“Aceitando a ideia de Boyle de que gases consistem de partículas minúsculas, [Dalton] logo descobriu uma propriedade fundamental dos gases, até hoje conhecida como Lei de Dalton.”
STRATHERN, Paul. O Sonho de Mendeleiev - A verdadeira história da Química.2002. Zahar.
Assinale a opção que apresenta corretamente a Lei de Dalton.
“Em sua busca pela pedra filosofal, os alquimistas do século XIV tornaram-se os primeiros a compreender a natureza dos ácidos. O único ácido conhecido pelos antigos fora o ácido acético fraco do vinagre (...) Pouco depois de 1300, o Falso Geber descobriu o vitríolo. Ali estava um líquido que parecia dissolver, corroer quase todas as coisas e reagir com elas!”
“Além do ácido sulfúrico, o Falso Geber descreveu também como fazer ácido nítrico forte.”
STRATHERN, Paul. O Sonho de Mendeleiev - A verdadeira história da Química.2002. Zahar.
Os métodos usados por alquimistas, ainda que rudimentares, permitiram o isolamento de ácidos acético, lático, sulfúrico e nítrico. O último, conhecido na época como água forte, se destacava pela “assombrosa capacidade de dissolver quase tudo, exceto ouro”.
[Dados: Potenciais de Redução Padrão:
2H+ + 2e- → H2 E0 = 0,00 V NO3- + 4H+ + 3e- → NO + 2H2O E0 = 0,96 V NO3- + 2H+ + e- → NO2 + H2O E0 = 0,80 V Cu2+ + 2e → Cu E0 = 0,34 V]
Tomando o cobre como exemplo, a capacidade do ácido nítrico dissolver esse metal deve ser, à luz do conhecimento atual, justificada pela
O método de Winkler para a determinação de oxigênio dissolvidoconsidera a fixação de O2 no momento da coleta via reação comíons Mn2+, que é adicionado ao frasco coletor junto com soluçãoalcalina de iodeto/azida.
A sequência de reações que ocorrem no momento da coleta é:
Mn2+ + 2 OH- → Mn(OH)2 2Mn(OH)2 + O2 → 2 MnO(OH)2
Já no laboratório, a solução é acidificada e o precipitado édissolvido:
MnO(OH)2 + 4 H+ Mn4+ + 3 H2O Mn4+ + 2 I- Mn2+ + I2
O iodo formado é titulado com tiossulfato permitindo adeterminação do O2.
Nesta sequência de reações,1 mol de I2titulado equivale a