Filtrar


Questões por página:
Ao analisarmos os componentes das células de diversos seres vivos, veremos que existem algumas substâncias que estarão sempre presentes, como, por exemplo, a água, os minerais, os carboidratos, os lipídios, as proteínas e os ácidos nucleicos. A quantidade de cada um desses elementos varia de acordo com a espécie, a idade e o tecido analisado. No entanto, a água é o componente que está sempre presente em maior quantidade. Sobre as macromoléculas, é correto afirmar que
O calorímetro é um instrumento utilizado na medição de calor - também chamado de energia térmica - envolvido em uma mudança de estado de um sistema, que pode envolver uma mudança de fase, de temperatura, de pressão, de volume, de composição química ou qualquer outra propriedade associada com trocas de calor.
No calorímetro da figura abaixo, que opera em volume constante,1000 moléculas de glicose foram queimadas.
35.png (341×253)
Figura: Bomba Calorimétrica. https://www.ebah.com.br/content/ABAAABOZIAG/bomba-calorimetrica
O calor do processo foi da ordem de 6397,5 KJ em temperatura igual a 25 °C. Dados: R = 8,314 JK-Mol- A variação de entalpia nesta reação foi igual a
Prepara-se uma solução tampão para analisar os vários íons presentes em uma solução para que tenha concentrações de equilíbrio de ácido bórico de 7,0 .10-5 mol/L e borato de sódio 4,0 .10-5mol/L. Estime o pH dessa solução a 25ºC.
Dados: Ka = 5,79 .10-10 ; pKa = 9,24 ; Log(0,57) = - 0,24 ; Log(1,70) = 0,23 ; Log(1,75) = 0,24
Em 2010, foi solicitada patente junto aos órgãos competentes para um sistema químico de aplicação química denominado PROCESSO DE PRODUÇÃO DE UM COLETOR DE MERCÚRIO ELEMENTAR EM FASE GASOSA. O invento consiste em um coletor para mercúrio elementar em fase gasosa, obtido a partir de processos de modificação de argila natural do tipo esmectita. A preparação do coletor se deu com a introdução de oligômero de alumínio na estrutura da argila, que, após calcinação e impregnação com íons de ouro altamente dispersos, seguido da redução deste metal em fluxo gasoso de hidrogênio a 450° C, resultou no COLETOR DE MERCÚRIO. Testes de detecção de mercúrio elementar em fase gasosa presente em amostras de gás natural veicular foram realizados com base na aquisição e pré-concentração do mercúrio elementar com posterior dessorção e análise por fluorescência e mostraram eficiência no processo de adsorção por este material (argila funcionalizada com ouro) adsorvente.
33.png (335×43)
Figura: Coletor de mercúrio em forma de cartucho preenchido com material adsorvente (em preto)
Sobre materiais adsorventes químicos ambientais, pode-se afirmar corretamente que
Sobre a cinética enzimática, é correto afirmar que