Filtrar


Questões por página:

Em um reator de 10,0 L, inicialmente evacuado e com temperatura constante de 298 K, são adicionados 1,0 mol de gás clorídrico (HCl) e 1,0 mol de amônia (NH3 ). Esses gases reagem (ver reação abaixo) com um rendimento de 80%.

HCl(g) + NH3(g) → NH4 Cl(s)

Considerando-se a pressão de vapor do NH4 Cl insignificante e o comportamento ideal para os gases, a pressão total, em atm, no reator, após a reação, é

Dado: R = 0,082 atm · L · mol -1· K-1

Uma solução padrão de permanganato de potássio foi preparada dissolvendo-se 0,471 g de KMnO4 sólido em água, com o volume sendo ajustado a 250,00 mL em balão volumétrico.
A concentração da espécie MnO4-, em mol/L, nessa solução, é

Dado: M(KMnO4 ) = 158 g/mol
Um técnico necessita utilizar exatamente 8,4 g de hidróxido de potássio para neutralizar por completo um ácido. No entanto, para essa tarefa, ele só dispõe de hidróxido de sódio, que reagiria da mesma forma com o ácido, porém requerendo uma massa diferente .
A massa de NaOH, em g, que deve ser utilizada para neutralizar todo o ácido sem que haja excesso de base é

Dados:
M(KOH) = 56 g/mol
M(NaOH) = 40 g/mol
A classificação dos óxidos é feita de acordo com as suas propriedades. Assim, o

Considere o gráfico de solubilidade abaixo com as quantidades máximas, em g, de um sal que pode ser dissolvido em 100 g de água a diferentes temperaturas.



Uma solução saturada desse sal pesando 170 g e na temperatura de 40 °C foi resfriada a 10 °C. A massa do sal, em g, que precipita formando um sólido no fundo do frasco (corpo de fundo) é aproximadamente igual a