Filtrar


Questões por página:
Um problema relativamente comum no tratamento de água para uso industrial é o da água dura. A água é considerada dura quando possui alto teor de íons magnésio e cálcio e, nessas condições, pode afetar tubulações e as condições de operação de equipamentos como caldeiras. A remoção da dureza pode ser feita através de resinas de troca iônica, adição de um agente quelante, como o EDTA, ou através da precipitação dos íons, utilizando soluções de
A organização dos elementos químicos em um arranjo lógico era um objetivo de vários químicos do século XIX. Algumas tentativas de organização foram feitas, mas nenhuma delas alcançou o sucesso do modelo proposto pelo russo Mendeleev. Na tabela apresentada por Mendeleev, os elementos foram agrupados segundo suas (seus)
A acetona é um líquido cuja diferença de temperatura entre os pontos de ebulição e de fusão é de 150 °C, a uma determinada pressão. Considere constante o coeficiente de dilatação volumétrica da acetona: 1,5 x 10–3 °C–1 . A razão entre a densidade da acetona líquida à temperatura de ebulição e a densidade da acetona líquida à temperatura de solidificação, nesse caso, é

O gráfico abaixo mostra o comportamento da solubilidade em função da temperatura para dois sais.

Analise as afirmativas a seguir sobre o gráfico.

I – Uma solução saturada de brometo de potássio na temperatura de 20 °C tem concentração de 70% (m/m).
II – É possível dissolver 300 g de iodeto de potássio em 200 g de água numa temperatura de 50 °C.
III – Ao serem comparadas soluções saturadas de KI e KBr a 90 °C, o número de mols do cátion potássio é maior na solução de iodeto.
IV – 180 g de KI foram dissolvidos em 200 g de água a 85 °C e diminuindo a temperatura para 10 °C, formam-se 20 g de precipitado.

Estão corretas as afirmativas

A caracterização dos elétrons como parte da matéria se deu através dos tubos de raios catódicos, que consistiam em um tubo selado com um gás e eletrodos metálicos conectados aos polos de uma fonte.

Thomson é o mais famoso cientista dentre os que trabalharam com os tubos de raios catódicos. Sua experiência baseou-se na interação dos raios catódicos com campos magnético e elétrico conhecidos para determinar a razão carga/massa dessas partículas. Além dos raios catódicos, também foram observados os chamados raios canais, de carga positiva, que eram os íons dos gases presentes nas ampolas. Analise as afirmações a seguir sobre as experiências com tubos de raios catódicos e raios canais.

I – Os raios catódicos são atraídos por uma chapa metálica ligada ao polo positivo de uma bateria.
II – A mudança dos gases no interior dos tubos não afeta a razão carga/massa dos raios catódicos.
III – A razão carga/massa dos raios canais é dependente do gás presente no interior das ampolas.
IV – Ao inverter a ligação dos polos da fonte com os eletrodos das ampolas, os raios catódicos se transformam em prótons.


Estão corretas APENAS as afirmativas