Filtrar


Questões por página:
O aumento de colesterol em quantidades excessivas, além das necessárias ao organismo, pode desenvolver acúmulos patológicos nas paredes dos vasos sanguíneos, chamadas de placas ateroscleróticas que obstruem os vasos (aterosclerose), levando ao ataque cardíaco pela obstrução das artérias coronarianas. Esta é uma das causas principais de morte.
(CORSINO, Joaquim. Bioquímica. Campo Grande, MS: Ed. UFMS,2009.p.120).

Do ponto de vista bioquímico, assinale a única afirmativa CORRETA sobre o colesterol.
A comunicação entre as células é feita, principalmente, por meio da troca de sinais químicos entre as células, sendo essencial para a formação dos tecidos, multiplicação celular, fagocitose, síntese de anticorpos, atração de leucócitos para defesa, coordenação do metabolismo e muitas outras atividades celulares.

Imagem associada para resolução da questão
Comunicação intercelular por neurotransmissor (JUNQUEIRA, L; CARNEIRO, J. Biologia celular e molecular.9.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan,2012.p.109).

Com relação à Comunicação Celular, é correto afirmar que:
I – As respostas das células diante dos diversos sinais dependem, basicamente, do elenco de receptores que cada célula recebeu durante sua diferenciação embrionária.
II – A resposta da célula-alvo pode depender também de diferenças na estrutura molecular do receptor.
III – Na maioria das células, os receptores para determinado sinal são diferentes, mas as respostas podem ser semelhantes, indicando que isso depende do sinal recebido e não da maquinaria molecular intracelular à qual os receptores estão ligados.
IV - Uma célula que é exposta ao mesmo sinal químico, por um longo período de tempo, pode passar a responder ao estímulo com intensidade menor, pois a célula ajusta, de modo reversível, sua sensibilidade ao nível do estímulo.

Está CORRETO o que se afirma em:
Quando Gregor Mendel postulou suas leis, não se conhecia o comportamento dos cromossomos e dos alelos na meiose, que leva à formação dos gametas. No entanto, suas conclusões estavam corretas e, posteriormente, a Teoria Cromossômica da herança foi um elo fundamental para a redescoberta das Leis de Mendel. Wilhelm Roux, em 1883, postulou que os cromossomos do núcleo da célula eram os portadores dos fatores hereditários, e essa teoria cromossômica da herança nos faz perceber que os genes fazem parte dos cromossomos, os quais se segregam em divisões celulares específicas, a meiose.
(PORTO, V.B. Genética.2. ed. Fortaleza: EdUECE,2015 - Adaptado).
Sobre as afirmações e o sucesso de Mendel em suas pesquisas, assinale o que for correto.

01. Mendel observou, em seus cruzamentos com ervilhas, que o traço recessivo não desaparece nem se dilui na F1, ele apenas não se manifesta. Nesse sentido, Mendel concluiu que existem “fatores” para cada traço de cada característica e esses fatores são puros e indissolúveis, surgindo daí a ideia de que a herança é particulada.
02. A segunda lei de Mendel afirma que, durante a formação dos gametas, a segregação ou separação dos fatores de uma característica é independente da separação dos fatores da outra característica.
04. Um dos grandes méritos do trabalho de Mendel foi o cuidadoso planejamento experimental, incluindo a formulação de hipóteses, análises matemáticas para comprovação de seus resultados e elaboração de um mecanismo para explicá-los.
08. Na primeira lei de Mendel, com dominância completa de uma característica sobre a outra, Mendel observou uma constância nos resultados nos diferentes cruzamentos de linhagens puras, que seria a proporção de 3:1 na geração denominada F1; isso o levou a pensar na existência de uma lei geral, responsável pelo mecanismo de herança das ervilhas.

Assinale a soma das alternativas CORRETAS:
Em um organismo multicelular, a multiplicação celular ocorre por meio de mitoses sucessivas, a partir da célula-ovo, portanto têm a mesma origem e possuem o mesmo conjunto de instruções do DNA. No entanto essas células se diferenciam e se especializam em funções específicas, assumindo formas diferentes. Isso pode ser explicado devido:
A capacidade de crescer e de se reproduzir é atributo fundamental de todas as células. No caso das células eucariontes, o processo básico de gênese de novas células obedece a um padrão cíclico que começa com o crescimento celular, determinado por um aumento quantitativo coordenado dos milhares de tipos diferentes de moléculas que a célula tem, inclusive de seu material genético, e culmina com a partição de seu núcleo e citoplasma em duas células-filhas. As células originadas repetem o ciclo, e o número de células aumenta exponencialmente
(JUNQUEIRA, L.; CARNEIRO, J. Biologia celular e molecular.9. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan,2012. p.177).
Sobre o ciclo celular, analise os itens abaixo.

I. A precisão do ciclo se deve principalmente a uma propriedade especial durante a replicação do DNA; a DNA-polimerase é capaz de conferir as bases, à medida que as adiciona ao novo filamento.
II. Uma das fases do ciclo é a mitose que inclui essencialmente dois processos: a divisão exata do material nuclear, chamada cariocinese, e a divisão citoplasmática ou citocinese.
III. Devido à rapidez com que as divisões por mitose ocorrem durante o processo de segmentação, à medida que são duplicados os materiais nucleares da célula, os componentes de seu citoplasma também vão sendo sintetizados rapidamente no início da mitose para, posteriormente, serem separados entre as sucessivas células-filhas.
IV. Enquanto a síntese de DNA é periódica na intérfase, ocupando quase exclusivamente o período S, as sínteses de RNA e de proteínas ocorrem continuamente durante toda a mitose.

Estão corretas as afirmativas: