Filtrar


Questões por página:
Nos humanos, os tecidos são divididos em quatro grandes grupos, de acordo com as diferenças morfológicas e suas especializações funcionais (condutibilidade, contratilidade, absorção, excreção e reprodução, dentre outras). São eles: os tecidos epiteliais, tecidos conjuntivos, tecidos musculares e tecidos nervosos. Estas categorias, por sua vez, ainda possuem subdivisões e especificações próprias de cada uma.
(JUNQUEIRA, L.C.U. Histologia básica: texto e atlas.13. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan,2018.563p.)

Sobre essas categorias e subcategorias dos tecidos humanos, são feitas as considerações a seguir. Identifique e marque a alternativa CORRETA.
O sistema reprodutor feminino, assim como o masculino, apresenta órgãos externos e órgãos internos. Na imagem que segue, estão representados alguns destes órgãos. Analise a imagem, leia as afirmativas e identifique a alternativa INCORRETA.

Imagem associada para resolução da questão
Fonte: HIB, J. De Fiore. Histologia Texto e Atlas. Guanabara Koogan,2003,513p.
Na revista Nature, em abril de 1953, foi publicada uma fotografia que iniciava uma verdadeira revolução nas ciências biológicas. Trata-se da primeira imagem da estrutura da molécula do DNA, obtida graças à cristalografia de raios X desenvolvida por Rosalind Franklin e Maurice Wilkins. Emergia, assim, uma grande visibilidade mundial sobre o trabalho de Francis Crick e James Watson, a vanguarda da área da biologia molecular, e iniciou-se a expansão dos conhecimentos sobre o DNA e sua importância para revelar a maneira como a vida acontece.
Com base nos conhecimentos sobre biologia molecular e biotecnologia, analise as afirmações a seguir e assinale a INCORRETA.
A evolução é um processo biológico sustentado por uma quantidade expressiva de evidências científicas. Algumas delas, inclusive, são observações diretas de mudança evolutiva. A seleção natural pode atuar inclusive em resposta a espécies introduzidas, como no caso a seguir: “Os percevejos-do-saboeiro se alimentam de forma mais eficaz quando o comprimento do seu bico alcança o local onde as sementes se encontram dentro da fruta. A fruta da árvore-da-chuvadourada consiste em três lóbulos chatos, e suas sementes estão bem mais próximas à superfície da fruta do que as sementes das frutas redondas e rechonchudas do balãozinho nativo”

Imagem associada para resolução da questão
Fonte original: CARROLL, S.P.; BOYD, C. Host race radiation in the soapberry bug: natural history with the history. Evolution 46: 1052-1069 (1992). Figura adaptada de Reece et al. (2015).
Na figura acima, que apresenta o principal resultado desse estudo de Carroll e Boyd (1992), em A, vemos a interação com a árvore-da-chuva-dourada (Koelreuteria elegans), espécie introduzida da Ásia; em B, a interação com uma planta nativa, o balãozinho (Cardiospermum corindum). Os pesquisadores também compararam as medidas com as de espécimes em museus coletadas nas duas áreas antes da introdução da árvore-da-chuva-dourada (média do comprimento dos bicos indicada pelas setas). Com base nessas informações e nos conhecimentos sobre evolução biológica, notadamente mecanismos evolutivos e evidências da evolução, analise cada afirmação a seguir:

I. Segundo o estudo, é possível predizer que, em populações que se alimentam na árvore-da-chuva-dourada (A), a evolução por deriva genética resultaria em bicos mais curtos do que aqueles em populações que se alimentam do balãozinho (B).
II. Os espécimes de museu e os dados do estudo sugerem que a alteração no tamanho da fonte de alimento do percevejo-do-saboeiro pode resultar na evolução por seleção natural para adaptação do tamanho do bico.
III. O estudo representa um exemplo de oportunidade de testar o que ocorre, em termos evolutivos, quando os herbívoros trocam para uma nova fonte de alimento com características diferentes das que estão habituados em condições naturais.
IV. Sabendo-se que dados históricos mostram que a árvore-da-chuva-dourada chegou à Flórida Central apenas 35 anos antes dos estudos científicos terem iniciado, os resultados demonstram que a seleção natural pode conduzir processos de evolução bastante lentos em uma população selvagem.
V. Outro exemplo de seleção natural em curso que afeta a espécie humana é a evolução de patógenos resistentes a medicamentos; pois cepas resistentes de bactérias e vírus podem se reproduzir de forma acelerada.

Assinale a alternativa que contém as afirmações CORRETAS.
Analise o quadro apresentado a seguir e sobre as secreções das células enteroendócrinas, assinale a alternativa INCORRETA.

Imagem associada para resolução da questão
Fonte: HIB, J De Fiore. Histologia Texto e Atlas. Guanabara Koogan,2013,513p.