Filtrar


Questões por página:
Os temas estruturadores para o ensino de Biologia são desenvolvidos nas três séries do ensino médio. A abordagem dos assuntos pode depender da escola e do professor, porém, sugere-se que o conteúdo deva ser trabalhado em sequência. Partindo do princípio de que ao longo do ensino médio é recomendado que se apresente o conteúdo em gradiente do mais concreto para o mais abstrato, deve ser seguida a sequência:
Na ecologia, o estudo que busca entender como agrupamentos de espécies estão distribuídos e como podem ser influenciados pelos fatores ambientais e que tem como variáveis explicativas diversidade, riqueza e composição, é denominado de
Visualizar Questão Comentada
Na Biologia se busca entender como ocorre a organização dos sistemas bióticos e sua interação com o meio abiótico. Para o ensino dessa disciplina, foram elaborados temas que estruturam todo o conteúdo. No ensino de Biologia são abordados os temas abaixo, com exceção de

Dados de Influenza no Brasil, no ano de 2017 – registrados pelo Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica da Gripe, do Ministério da Saúde – apontam para o crescimento da incidência do subtipo H3N2 do vírus da Influenza. A vacina é a melhor estratégia para prevenir a doença. Porém, pequenas mutações antigênicas geram novos sorotipos (cepas) em relação a uma temporada sazonal para a outra e podem resultar em epidemia devido a essa nova cepa. Por isso, se faz necessário uma nova composição da vacinação anual, pois os anticorpos formados contra as cepas anteriores podem não responder adequadamente contra as cepas novas do vírus.

Fonte: https://www.infectologia.org.br/admin/zcloud/125/2017/04/INFLUENZA-2-de-abril-de_2017-15.pdf


Essas mutações ocorrem rapidamente nos vírus porque possuem

Visualizar Questão Comentada

O material genético dos arbovírus é constituído por três segmentos de RNA, sendo um pequeno (S – small), um médio (M – medium) e um grande (L – large). Uma característica importante da família Bunyaviridae é o frequente rearranjo genético observado entre vírus que infectam uma mesma célula. Durante o processo de montagem das partículas virais, ocorre troca de segmentos dando origem a novos vírus rearranjados. O uso apenas de testes sorológicos clássicos dificulta a identificação desses vírus, uma vez que os testes de rotina detectam apenas o segmento S ou o segmento M. Com esses testes, pode-se apenas concluir que se trata de um vírus rearranjado.

Modificado de: Lima et al.2016. Revista Pan-Amazônica de Saúde; 7:199-208


Assim, para identificar o vírus nesses casos, é de suma importância a aplicação de

Visualizar Questão Comentada