Questões de Concurso
Filtrar
3.372 Questões de concurso encontradas
Página 83 de 675
Questões por página:
Questões por página:
Disciplina:
Biologia
Todos os seres vivos, como os humanos, os animais, as plantas e até os micróbios precisam dos mesmos nutrientes para viver, principalmente de nitrogênio e fósforo. Entender como funcionam os ciclos desses nutrientes pelo ecossistema é essencial para compreender por que os ecossistemas funcionam do jeito que eles funcionam. Umas das perguntas que temos feito é se a diversidade de organismos, como plantas e insetos, está relacionada a esses ciclos de nutrientes. Quando comunidades de plantas são compostas por muitas espécies diferentes, elas parecem fazer um uso melhor dos nutrientes disponíveis no solo do que as comunidades de plantas que são compostas por uma ou por poucas espécies. A biodiversidade vegetal é essencial para o equilíbrio dos ecossistemas, pois as plantas exercem diversas funções ecológicas.
Sobre a biodiversidade de plantas, assinale a alternativa CORRETA:
Sobre a biodiversidade de plantas, assinale a alternativa CORRETA:
Disciplina:
Biologia
A desertificação é um problema complexo. Para lutar contra ela é preciso, ao mesmo tempo, combater a pobreza e implementar ações estratégicas e políticas que melhorem o uso e manejo da terra. Ou seja, devem ser considerados, de forma integrada, os aspectos ambientais, sociais e econômicos dos ecossistemas. Assim, para combater a desertificação e promover o desenvolvimento das terras secas é imperativo que se valorize o conhecimento das populações locais e suas experiências bem-sucedidas de conviver, sobreviver e produzir em um ambiente geoclimático caracterizado por eventos frequentes de fortes secas. A desertificação é um processo ambiental que ameaça diversas regiões do planeta, inclusive no Brasil.
Esse fenômeno está associado principalmente:
Esse fenômeno está associado principalmente:
Disciplina:
Biologia
O termo imunidade é derivado do latim immunitas, que se refere às isenções de taxas oferecidas aos senadores romanos. Historicamente, imunidade representa proteção a doenças, mais especificamente, doenças infecciosas. A imunidade pode ser basicamente entendida como a capacidade do organismo de se defender contra a entrada e multiplicação de microrganismos. É uma função biológica que envolve uma série de componentes que atuam de forma coordenada (o sistema imunológico) e que é estudada pela imunologia. A imunização humana é uma estratégia essencial na prevenção de doenças infecciosas.
Sobre esse tema, assinale a alternativa CORRETA:
Sobre esse tema, assinale a alternativa CORRETA:
Disciplina:
Biologia
O Sistema nervoso é formado por um conjunto de órgãos e estruturas do corpo humano responsável por captar, interpretar e responder estímulos internos e externos. É um dos sistemas mais importantes porque controla os outros sistemas fisiológicos, como o respiratório, cardíaco, digestório, urinário, entre outros. Também comanda todos os movimentos corporais, voluntários e involuntários. Além de perceber e reagir a situações externas ao corpo, que estejam acontecendo no ambiente onde a pessoa está. É graças ao sistema nervoso que as pessoas são capazes de identificar quando estão com fome ou vontade de usar o banheiro (estímulos internos). O nosso corpo como assim como a nossa própria mente são regulados pelo cérebro e por todas as conexões que ele mesmo contém. O sistema nervoso é encarregado de conduzir sinais entre os neurônios e coordenar, assim, todas as ações do corpo. O sistema nervoso humano pode ser dividido em duas grandes partes: o sistema nervoso central (SNC), formado pelo cérebro e pelos órgãos próximos a este, e o sistema nervoso periférico (SNP), formado pelos nervos e neurônios que se encontram fora do SNC.
Sobre o sistema nervoso, assinale a alternativa CORRETA.
Sobre o sistema nervoso, assinale a alternativa CORRETA.
Concurso:
Prefeitura de Guabiruba - SC
Disciplina:
Biologia
Uma técnica analítica fundamental na biotecnologia é a eletroforese, baseada na migração diferencial de moléculas ionizadas colocadas em um campo elétrico. Se a carga for positiva, elas migrarão para o polo negativo ou cátodo e, inversamente, se ela for negativa, a migração ocorrerá na direção do polo positivo ou ânodo. Por outro lado, moléculas de menor peso molecular migram mais rapidamente que moléculas maiores. Se uma mistura de peptídeos for colocada em um campo elétrico, eles migrarão de acordo com sua carga, forma e tamanho, formando cada um deles uma banda característica que será visualizada mediante um corante ou uma reação química específica.
Fonte: Maria Antonia Malajovich. Biotecnologia. Rio de Janeiro,2016. Biotecnologia: Ensino e Divulgação (http://bteduc.com).
A carga de um peptídeo é o resultado da:
Fonte: Maria Antonia Malajovich. Biotecnologia. Rio de Janeiro,2016. Biotecnologia: Ensino e Divulgação (http://bteduc.com).
A carga de um peptídeo é o resultado da: