Questões de Concurso
Filtrar
1.661 Questões de concurso encontradas
Página 175 de 333
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
Prefeitura de Cerquilho - SP
Disciplina:
Conhecimentos Gerais
Entre os procedimentos, é importante que aprendam a coletar informações em bibliografias e fontes documentais diversas; selecionar eventos e sujeitos históricos e estabelecer relações entre eles no tempo; observar e perceber transformações, permanências, semelhanças e diferenças; identificar ritmos e durações temporais; reconhecer autorias nas obras e distinguir diferentes versões históricas; diferenciar conceitos históricos e suas relações com contextos; e elaborar trabalhos individuais e coletivos (textos, murais, desenhos, quadros cronológicos e maquetes) que organizem estudos, pesquisas e reflexões.
(Brasil. Secretaria de ensino fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Vol. História. Brasília: MEC/SEF)
De acordo com os PCNs, é correto afirmar que
(Brasil. Secretaria de ensino fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Vol. História. Brasília: MEC/SEF)
De acordo com os PCNs, é correto afirmar que
Concurso:
Prefeitura de Cerquilho - SP
Disciplina:
Conhecimentos Gerais
Para além de certa vertigem populista, a História Cultural procura hoje revisitar o lado mais fraco da produção da cultura: o da recepção anônima da cultura ordinária da criatividade (ou passividade) das pessoas comuns. O que temos então é o deslocamento do foco da análise cultural do campo da produção para o campo da recepção, do consumo ou dos chamados usos sociais da imagem. O foco analítico se desloca para acompanhar como as inovações tecnológicas da mídia (rádio, televisão, videocassete, multimídia, etc) se inserem no cotidiano improvisado dos grupos sociais, como se dá a relação dos receptores com essas formas culturais eletrônicas ou como interagem “textos” e “leitores”.
[Elias Thomé Saliba. Experiências e representações sociais: reflexões sobre o uso e o consumo das imagens. Em Circe Bittencourt (org). O saber histórico na sala de aula]
A respeito da discussão feita pelo autor, sugere-se, entre outros pontos, que
[Elias Thomé Saliba. Experiências e representações sociais: reflexões sobre o uso e o consumo das imagens. Em Circe Bittencourt (org). O saber histórico na sala de aula]
A respeito da discussão feita pelo autor, sugere-se, entre outros pontos, que
Concurso:
Prefeitura de Cerquilho - SP
Disciplina:
Conhecimentos Gerais
“Uma concepção [de ensino aprendizagem] ________ entende o processo de conhecimento que ocorre no ensino como uma construção que envolve o aluno (sujeito) e o saber escolar (objeto), na qual ambos são ativos e estão em interação”.
(Cavalcanti,1998, p.145)
A lacuna é preenchida corretamente por:
(Cavalcanti,1998, p.145)
A lacuna é preenchida corretamente por:
Concurso:
Prefeitura de Cerquilho - SP
Disciplina:
Conhecimentos Gerais
“O que chamo de____________ tem a ver com a incorporação do conceito por parte do aluno de uma forma não mecânica e de possibilitá-lo ‘manusear’ o conceito, ou seja, aplicá-lo a diferentes situações. Por parte do professor, tem o sentido de trabalhar em sala de aula com dados que não levem a generalizações das informações apresentadas e também organiza procedimentos que levem em conta o conhecimento prévio dos alunos”.
(Moraes, Jerusa Vilhena de. In: Castellar, S. (org.). Educação Geográfica – teorias e práticas docentes,2014, p.100. Adaptado)
A lacuna deve ser preenchida por:
(Moraes, Jerusa Vilhena de. In: Castellar, S. (org.). Educação Geográfica – teorias e práticas docentes,2014, p.100. Adaptado)
A lacuna deve ser preenchida por:
Concurso:
Prefeitura de Cerquilho - SP
Disciplina:
Conhecimentos Gerais
“Num país tão vasto e diverso como o Brasil, onde um dos problemas essenciais é a integração de todo o território nacional, o papel das redes de transporte é evidentemente fundamental: transporte de pessoas, de mercadorias...”
(Théry; Mello,2010, p.196)
Observe o mapa.
Trata-se da representação da rede
(Théry; Mello,2010, p.196)
Observe o mapa.
Trata-se da representação da rede