Filtrar


Questões por página:

Em texto de 1995, John Manuel Monteiro afirma que “a nova história indígena no Brasil encontrou um campo fértil para crescer a partir de uma série de elementos novos”.

(O desafio da história indígena no Brasil. Em: Aracy L. da Silva e Luís D. B. Grupioni (orgs). A temática indígena na escola)


Tais “elementos novos” constituem-se

Esse autor foi bastante criticado por intelectuais brasileiros por sua fluidez conceitual e por ter tido um grande papel na elaboração e difusão de um poderoso sistema ideológico que elimina as contradições do processo histórico brasileiro em nome de uma pretensa harmonia social. De acordo com essa visão, devemos a ele o mito de um Brasil exemplarmente miscigenado e socialmente democrático. (Maria Lúcia Garcia Pallares-Burke. As muitas faces da história – Nove entrevistas)
O excerto trata de
“Em meados da década de 1950, subitamente, irrompeu dos catálogos (...) das gravadoras dirigidas aos negros pobres dos EUA, para tornar-se o idioma universal dos jovens, e notadamente dos jovens brancos”. Eric Hobsbawn. A Era dos Extremos.
Nesse trecho o autor está se referindo ao gênero musical
Em uma aproximação com o ensino da Revolução industrial, Carlos Alberto Vesentini, em O saber Histórico na sala de aula (1998), propôs estudos em sala de aula a partir de determinados tema e linguagem que eram
No dia 19 de fevereiro de 2018, o fotógrafo Sebastião Salgado inaugurou no Supremo Tribunal Federal uma exposição com 16 fotografias da série “Amazônia”.
Observe uma das fotos do evento: Imagem associada para resolução da questão

Nesse evento, ele declarou: “A Amazônia é a última grande porção de floresta tropical do planeta e acho que nós todos juntos temos a obrigação de mantê-la. Essas populações indígenas representam a pré-história da humanidade, e feliz o país como o nosso que pode conviver com sua pré-história”. (https://g1.globo.com/df/distrito-federal/noticia/sebastiao-salgadocede-fotografias-e-abre-exposicao-sobre-amazonia-no-stf.ghtml)
Diante da afirmação de que as “populações indígenas representam a pré-história da humanidade”, é correto afirmar que