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Questões por página:

Se alguém furar o olho de um homem livre, nós lhe furaremos um olho; se alguém arrancar um dente de um homem livre, nós lhe arrancaremos um dente.


Segundo esse principio jurídico, o criminoso é punido de modo igual ao crime cometido. Conhecido como Lei de talião, frequentemente é expresso pela máxima "olho por olho, dente por dente". Os primeiros indícios do princípio de talião foram encontrados no:

Assinalar o modo de produção que, em tempos diferentes, predominou em regiões da Ásia e África, banhadas pelo mar Mediterrâneo e, também, na América. Entre suas características observa-se a agricultura como base da economia; a servidão coletiva como forma de organização do trabalho e a teocracia como forma de organização política.
Na América Latina, região que ainda convive com altos níveis de pobreza e desigualdade,2017 foi um ano de dificuldades, mas com viés de melhoria. Segundo a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), as projeções econômicas estimam um crescimento da região de 1,2% para este ano, em um aumento impulsionado pela produção de matérias-primas. Sobre o panorama geral da América Latina na atualidade, assinale a alternativa correta.
Questão Anulada
“A partir das rebeliões de junho de 2013, a degradação pública da saúde, da educação e do transporte coletivo, somada a outras, começava a ‘vazar pelo ralo’, mostrando que o mito de um país neodesenvolvimentista que caminhava para o primeiro mundo era uma ficção desprovida de qualquer lastro material.”
(Sanz,2016.)
Tendo em vista a situação social, política e econômica do Brasil atual, bem como as relações internacionais por ele estabelecidas, é correto afirmar que:

Leia os trechos a seguir.


“A História é um componente curricular obrigatório no ensino fundamental, porém, nem sempre desenvolvido de modo adequado, considerando sua importância para a formação dos indivíduos e de modo que possibilitem a construção de conhecimentos significativos.”


(Disponível em: http://docplayer.com.br/10440110-Fundamentos-e-metodos-do-ensino-de-historia-algumas-reflexoes-sobre-a-pratica.html.)


“Aprender a ser sujeito da história, adquirir a consciência do mundo como o ser-estar-do-homem-no-mundo e saber praticar esta consciência em prol da construção de um mundo cada vez mais humano, de modo que por meio de seus atos o homem o construa como um mundo cada vez mais para si mesmo, isso dá certo sobretudo quando se começa desde pequeno.”


(In: Guimarães; Falleiros,2005, p.4.)


Diante das premissas anteriormente expostas e do contexto educacional atual, é possível inferir que ao professor de história: