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Vários educadores musicais desenvolveram métodos de musicalização, enfatizando diferentes aspectos, como a dança e o movimento, o ritmo da palavra, a execução em grupos, a percepção auditiva, a improvisação e a criação musical. Com relação aos fundamentos da educação musical, julgue o item subsequente.


Para “ensinar música musicalmente”, como propõe Swanwick (2003), é necessário que se priorize inicialmente os símbolos musicais, pois a música é linguagem e possui uma simbologia própria, universal, que deve ser decodificada pelo intérprete.

O século XX refletiu diferentes tendências na música, entre as quais estão a música eletrônica, a música concreta, o serialismo e o dodecafonismo. As novas tecnologias oportunizaram novas formas de compor. Acerca da música contemporânea, julgue o item a seguir.


Jorge Antunes, maestro e compositor brasileiro, foi um dos precursores da música eletroacústica no Brasil, nos anos 1960. Engajado politicamente, é de sua autoria a Sinfonia das Diretas, utilizando o som de buzinas em apoio às eleições diretas em 1984. Mais recentemente, compôs a Sinfonia dos Direitos, também com som de buzinas, e a ópera de rua Auto do Pesadelo de Dom Bosco, em que critica a corrupção de políticos no Distrito Federal.

O século XX refletiu diferentes tendências na música, entre as quais estão a música eletrônica, a música concreta, o serialismo e o dodecafonismo. As novas tecnologias oportunizaram novas formas de compor. Acerca da música contemporânea, julgue o item a seguir.
A música concreta trata basicamente da manipulação de sons, e não da criação de sons.

José Murilo de Carvalho, em sua obra “Cidadania no Brasil: o longo caminho”, salienta que, no auge do entusiasmo cívico, considerou-se a Constituição de 1988 como sendo a "Constituição Cidadã". O autor destaca ainda que para se pensar uma cidadania plena é necessária, em uma democracia, a garantia dos direitos civis, políticos e sociais.


Nesta perspectiva, em que consistem os direitos civis?

Até recentemente, a hipótese mais aceita a respeito da ocupação do continente americano pelo homem era a de que a retração de geleiras no final da última glaciação, há pouco mais de 10 mil anos, formou um estreito de terra que ligava a Ásia à América do Norte, denominado de estreito de Bering. Por esse estreito, populações saídas da Sibéria chegaram ao local onde hoje é o Alasca há pelo menos 13 mil anos, data dos vestígios mais consolidados que indicam a ocupação humana no continente americano.


Os achados arqueológicos que corroboram a Teoria do estreito de Bering são: