Filtrar


Questões por página:

O crescimento da ultradireita em países da Europa Ocidental, acompanhado de certo desprestígio pela democracia, ainda latente na América Latina, justificariam, segundo o historiador argentino Gonzalo Amézola, a inserção das temáticas da História do Tempo Presente nos currículos escolares. Contudo, algumas dificuldades com relação à sua presença nas salas de aula também podem ser identificadas, de acordo com o mesmo autor (PORTO JR.,2007, p.146-150).

Assinale a alternativa que aborda CORRETAMENTE um problema a ser considerado quando se fala no ensino da História do Tempo Presente na Educação Básica:

Ao defender o ensino escolar da história do tempo presente, exemplificando com o caso argentino, o historiador Gonzalo de Amézola argumenta que “o currículo não é mera decisão de questões técnicas, mas permite distinguir lutas sociais e políticas no âmbito da prioridade da escola” (PORTO JR.,2007, p.151). Nesse sentido, sobre a necessidade de inserir o debate sobre temáticas do passado recente na escola, todas as afirmativas abaixo são falsas, EXCETO:
ALERT: Essa questão ainda está sendo revisada pela equipe FonteConcursos!
Dentre as desigualdades no mercado de trabalho entre mulheres e homens, é correto afirmar que:
No início do século XIX, passou a despontar uma cultura que eclipsaria todas as outras, e que viria a se tornar a principal atividade econômica do País por mais de 150 anos: o século XIX e primeira metade do século XX. Essa cultura foi o café. De origem africana, as primeiras mudas e sementes do café chegaram ao Brasil pela(o):