Questões de Concurso
Filtrar
1.661 Questões de concurso encontradas
Página 87 de 333
Questões por página:
“A cólera matou pelo menos 13 pessoas no sudoeste do Haiti após a passagem do furacão Matthew, afirmaram autoridades neste domingo (9), e equipes do governo estão percorrendo a região para reparar centros de tratamento e alcançar o epicentro do surto. A cólera causa diarreia severa e pode matar em horas se não for tratada. A doença se espalha por água contaminada e tem curto período de incubação, o que leva a rápidos surtos.”
(Disponível em: http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/reuters/2016/10/09/colera-mata-13-no-haiti-apos-passagem-de-furacaomatthew.htm.)
Sobre a cólera e a sua incidência no Brasil, é correto afirmar que
"Várias foram as comemorações do centenário de Zélia Gattai. Ela e seu marido, também um célebre escritor, são uma verdadeira aula de história do Brasil, pois ambos fomentaram a cultura de uma forma bem distinta, ele com uma linguagem particular e pitoresca em seus romances que confundem ficção com verdade, e ela, uma autora memorialista. Mesmo sendo perseguidos e exilados, sempre valorizaram as relações afetivas que vai de Sartre a Neruda, entre tantas personalidades artísticas.”
(Disponível em: http://www.elfikurten.com.br/2015/12/centenarios-2016-personagens-e-obras.html.)
O marido de Zélia Gattai, o célebre escritor a que se refere o enunciado, é:
“De acordo com dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP), as apurações ficaram 83% mais rápidas com a adoção das urnas eletrônicas. Na eleição da atual presidente Dilma Rousseff, a apuração foi otimizada em 10 horas e 47 minutos.”
(Disponível em: http://ultimosegundo.ig.com.br/politica/2014-09-21/antes-das-urnas-eletronicas.)
Tendo em vista a evolução da forma de votação em eleições do Brasil, assinale a afirmativa correta.
“O prêmio literário considerado o mais importante do Brasil contempla 27 categorias. Criado em 1958, é o mais tradicional prêmio do livro no Brasil. Anualmente, editoras dos mais diversos segmentos e escritores independentes de todo o Brasil inscrevem milhares de obras em busca da tão cobiçada estatueta e do reconhecimento que ela proporciona. Nesse ano, Moacyr Scliar, autor do romance ‘Manual da Paixão Solitária’ (Cia. das Letras) e Marisa Lajolo e João Luís Ceccantini, com o livro do ano de não ficção ‘Monteiro Lobato: Livro a Livro’ (Unesp/Imprensa Oficial) foram alguns dos agraciados.”
(Disponível em: http://com.br/saiu-na-midia/vencedores-dos-melhores-livros-ano/.)
O maior diferencial em relação a outros prêmios de literatura é a sua abrangência: além de valorizar escritores, o prêmio destaca a qualidade do trabalho de todas as áreas envolvidas na criação e produção de um livro. O prêmio, considerado o mais importante da literatura no Brasil, é:
ONU 70: aniversário das Nações Unidas é celebrado em todo o mundo
“A Esfinge e as Pirâmides de Gizé, no Egito, serão iluminadas de azul para celebrar o aniversário de 70 anos da ONU. Do Brasil a Portugal, da Austrália ao Azerbaijão, da Indonésia ao Iraque, da Jordânia ao Japão, cerca de 300 monumentos históricos em todo o mundo serão iluminados de azul, cor oficial da ONU. A campanha faz parte das celebrações globais pelo aniversário de 70 anos dessa instituição. A estátua do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, faz parte das comemorações.”
(Disponível em: http://www.unmultimedia.org/radio/portuguese/2015/10/onu-70-aniversario-das-nacoes-unidas-e-celebrado-em-todo-omundo/#.V_li9_krKUk.)
A ONU foi fundada em 1945