Filtrar


Questões por página:
Paciente de 18 anos, com diabetes melito tipo 1, é admitido com torpor, dor abdominal e vômitos. Exames mostram glicemia 530 mg/dl, pH 7,10, pCO2 20 mmHg, bicarbonato 8 mEq/L, ureia 50 mg/dl, creatinina 0,7 mg/dl, sódio 140 mEq/L e potássio 4,0 mEq/L. Das opções abaixo, a conduta mais adequada é:

Analise as afirmativas a seguir:


I. O diabetes mellitus é um problema de saúde considerado Condição Sensível à Atenção Primária, ou seja, evidências demonstram que o bom manejo deste problema, ainda na Atenção Básica, evita hospitalizações e mortes por complicações cardiovasculares e cerebrovasculares.

II. A dengue é uma doença febril aguda, que pode ser de curso benigno ou grave, dependendo da forma como se apresente: infecção inaparente, dengue clássica (DC), febre hemorrágica da dengue (FHD) ou síndrome de imunodeficiência adquirida (SIDA).


Marque a alternativa CORRETA:

Recomenda-se tratar pacientes com diabetes tipo 2, doença renal crônica com filtração glomerular não menor que ______ ml/ min por 1,73 m2 com um inibidor-2 do transportador sódio-glicose (SGLT2i).
Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
Mulher de 30 anos tem tireoidite de Hashimoto. Procurou o gastroenterologista com queixa de distensão abdominal, flatulência e alguns episódios de diarreia. Relata que estes sintomas aparecem após ingestão de massas e bebidas fermentadas. Nos últimos 6 meses, notou aparecimento de lesões bolhosas e pruriginosas nos cotovelos e joelhos. Assinale a alternativa correta com o exame mais adequado para o diagnóstico da paciente.
Em geral, a diferenciação entre os Diabetes mellitus (DM) tipo 1 (DM1) e 2 (DM2) não envolve grande complexidade. Assinale a alternativa correta em relação a essa diferenciação.