Questões de Concurso
Filtrar
2.971 Questões de concurso encontradas
Página 11 de 595
Questões por página:
(...) Quantos eram e de onde vinham os africanos? É inútil buscar informações sobre a presença africana entre os escravos de Santa Catarina na historiografia. Graças a Oswaldo Cabral, Walter Piazza e Fernando Henrique Cardoso, a escravidão africana em Santa Catarina é vista como diferente daquela de outras regiões do país, por causa de um supostamente distinto “sentido da colonização”. Para esses autores, a ocupação efetiva da ilha de Santa Catarina e do litoral adjacente em meados do século XVIII, por política expressa da Coroa portuguesa, que implicou na fortificação da Ilha e na vinda de casais açorianos como colonos, ter-se-ia resumido a interesses militares estratégicos. Partindo desse distinto “sentido da colonização”, tais autores mostraram a escravidão na ilha e no litoral adjacente sempre como menos importante do que aquela das regiões agroexportadoras. Não tendo esse território sido explorado para produção voltada à exportação, os “poucos” escravos teriam servido como apoio à produção de alimentos para o abastecimento, e sido elementos de distinção social, predominantemente domésticos e urbanos.
Fonte: MAMIGONIAN, Beatriz. Africanos em Santa Catarina: Escravidão e identidade étnica (1750-1850), p.570. In: FRAGOSO, João; FLORENTINO, Manolo; JUCÁ, Antônio Carlos e CAMPOS, Adriana (Orgs.). Nas rotas do Império: eixos mercantis, tráfico e relações sociais no mundo português. Vitória: EDUFES,2014.
A partir da análise do texto e considerando o debate historiográfico apresentado pela autora, podemos concluir que:
Fonte: http://portal.iphan.gov.br/ (último acesso: 18/10/24 às 10 horas).
Considerando o contexto histórico que marcou o início da 1ª República no Brasil, é correto afirmar que a troca de nome da cidade ocorreu em virtude da (o):
Analise as afirmativas a seguir:
I. O Município do Ipojuca foi criado no ano de 1846 com sede em Nossa Senhora do Ó. A escolha da sede ocorreu de forma pacífica, dado que não havia disputa com outra localidade, porém pela Lei Municipal n.02, de 12 de novembro de 1895, foi consolidada a sede em Ipojuca (Ipojuca-sede), tendo como primeiro prefeito o Ten. Coronel Antônio Luiz de Melo Marques.
Il. Nossa Senhora do Ó surgiu como uma pequena vila independente do Ipojuca. Dos engenhos ao redor de Nossa Senhora do Ó, Canoas teve uma grande influência no povoado, bem como as fazendas Gameleira, do Cupe, de Merepe e de Porto de Galinhas. Nessas áreas, além do trabalho cotidiano, a população desenvolvia o extrativismo vegetal. Vale salientar que o mangue também se constituiu como um bioma utilizado como meio de subsistência pela população dessa região.
Marque a alternativa CORRETA:
Considere o texto abaixo sobre a realidade social brasileira.
Há 114 anos, durante o governo de Rodrigues Alves, acontecia em nosso país a chamada Revolta da Vacina. Na época, o sanitarista Oswaldo Cruz enviou ao Congresso nacional um projeto que tornava obrigatória a imunização, visando a erradicar uma doença que provocava epidemias maléficas, transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. Estamos vivendo hoje nas redes sociais uma crescente resistência aos movimentos de vacinação. Isto se deve sem dúvida, principalmente ao desconhecimento de nossa história sanitária. Nos dias atuais, a mesma doença volta a ameaçar a população brasileira, como sinalizam as mortes de macacos em áreas silvestres, indicando um novo surto.
LONDRES, L. A revolta da vacina. O Globo, Rio de Janeiro, 27 jul.2018, Opinião. Disponível em: <https://oglobo.globo.com/opiniao/a-revolta-da-vacina-22921985>. Acesso em: 24 set.2018. Adaptado.
A vacinação proposta por Oswaldo Cruz visava à erradicação de uma doença que volta, efetivamente, a ameaçar a saúde da população brasileira nos dias atuais.
Qual é essa doença?
Julgue o item que se segue.
As Grandes Navegações foram impulsionadas não apenas pelos interesses econômicos, mas também por uma complexa interação de motivações geopolíticas, culturais e religiosas entre as potências europeias, como Portugal, Espanha e outras nações em busca de expansão territorial, prestígio nacional e domínio sobre novas rotas comerciais. Essa competição acirrada refletiu não apenas a busca por riquezas materiais, mas também a aspiração por poder político, influência cultural e a disseminação de ideais religiosos, levando a uma era de exploração global que transformou radicalmente as dinâmicas geopolíticas, econômicas e culturais do mundo na época.