Filtrar


Questões por página:
Que é, pois, ser velho na sociedade capitalista? É sobreviver. Sem projeto, impedido de lembrar e de ensinar, sofrendo as adversidades de um corpo que se desagrega à medida que a memória vai-se tornando cada vez mais viva, a velhice, que não existe para si mas somente para o outro. E este outro é um opressor. (BOSI,1998, p.8).
De acordo com o trecho acima e considerando a relação entre memória e sociedade na obra de Bosi, assinale a alternativa CORRETA:
Imagem associada para resolução da questão


Fonte: Método do catecismo no livro Pequena história do Brasil de J. M de Lacerda,1942, p.91. In.: BITTENCOURT, C. Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez,2004, p.68

Com base na imagem acima e quanto ao método de ensino de História utilizando-se do catecismo, assinale a alternativa CORRETA:
Observando a representação das populações indígenas em diversos livros de História pode-se perceber uma variação significativa entre autores e as mudanças e permanências, ao longo da história escolar, da ação história desses grupos. (BITTENCOURT,1997, p.81).

Com base na história e representação dos grupos indígenas dessas primeiras obras didáticas e considerando o texto acima, assinale a alternativa CORRETA:
Alguns historiadores dão conta de que o projeto de transposição das águas do Rio São Francisco foi pensado ainda nos tempos de Brasil Império. Ou seja, foi mais de um século para que a obra saísse do papel e virasse realidade. O Brasil Império foi um período que perdurou entre:
A cidadania é o conjunto de direitos e deveres dos indivíduos de uma determinada sociedade, foi construída e conquistada ao longo dos séculos e hoje apresenta ainda diversas manifestações. Assim, sobre Cidadania, ao longo do tempo, é correto afirmar que,