Filtrar


Questões por página:
Leia as assertivas sobre o Mundo Medieval.
I. Entre os séculos V e XI, na chamada Alta Idade Média, ocorreu a formação e a dissolução dos reinos germânicos.
II. O feudalismo, sistema desenvolvido na Europa, caracterizava-se pela exploração dos camponeses por meio da servidão.
III. Entre as várias obrigações servis, havia a corveia, que obrigava o servo a trabalhar – sem remuneração –, alguns dias da semana, nas terras do senhor feudal.
IV. Entre os séculos V e X, a fragmentação do poder político nos espaços dominados pelos feudos esteve articulada a uma economia altamente mercantilizada e urbana.
V. Os avanços técnicos na Europa medieval a partir do século XI, contraditoriamente, geraram uma forte e progressiva diminuição da população do continente.
Estão corretas as afirmativas
Durante a Revolução Farroupilha, ou Guerra dos Farrapos, a então província de Santa Catarina foi tomada pelo exército Farrapo, estabelecendo-se em Julho de 1839 a República Juliana, que tinha como capital a cidade de Laguna. Um dos principais destaques nas lutas travadas na Revolução Farroupilha em Santa Catarina foi:
No ano de 1494, portugueses e espanhóis assinaram o tratado de Tordesilhas, definindo a quem pertenceriam as terras descobertas ou a descobrir. Segundo esse tratado, as terras localizadas a trezentos e setenta léguas a oeste de Cabo Verde seriam da Espanha e as terras a leste, de Portugal. A linha imaginária estabelecida pelo Tratado terminava ao sul no Estado de Santa Catarina, mais precisamente na cidade de:
A ______________________ que aconteceu em 1839 tinha como principal objetivo transformar Santa Catarina em uma República independente. Os _________________ tomaram a cidade de Laguna nomeando-a cidade ___________________, onde foi instalado o Governo da República Farroupilha, que durou até 1845.
Complete as lacunas e relacione com a alternativa correta.
Em 14 de julho de 1789, com a tomada da Bastilha, que é até hoje o símbolo maior da Revolução Francesa, em 27 de agosto de 1789 foi declarada a “Declaração Francesa dos Direitos do Homem e dos Povos”, que consagram direitos inatos a todos os indivíduos. O Lema dos revolucionários, de clareza evidente, era: