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A análise do papel da propaganda oficial para a difusão de um ideário nacional, proposto pelo Estado Novo, pelos meios de comunicação como a rádio e as expressões artísticas (a música, o carnaval, a literatura e o cinema) é de fundamental importância na compreensão da constituição e da difusão de uma cultura popular brasileira na Era Vargas. Sobre o ensino do subtema a Revolução de 1930, Estado e industrialização: os avanços e recuos da cidadania: extensão dos direitos sociais versus cerceamento dos direitos políticos e civis, de acordo com as orientações pedagógicas da Secretaria de Educação de Minas Gerais, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.
I. O professor poderá abordar a imprensa, neste caso a rádio, como veículo propagador de ideias e discursos do governo Vargas. O futebol e o carnaval, manifestações híbridas da cultura popular brasileira, foram explorados e difundidos pela política cultural oficial.
II. É no governo Vargas que começa a haver um incentivo governamental na seleção brasileira de futebol.
III. A Revolução de 1930 pode ser vista em diferentes perspectivas: golpe militar, revolução, contrarrevolução, divisão das oligarquias, dependendo da fonte contemporânea utilizada (quem viveu e o que deixou de memória) ou do recorte teórico adotado pelo historiador que hoje escreve sobre o acontecimento. Assim, o estudo do tema pode ser uma oportunidade para se trabalhar diversas interpretações historiográficas com os alunos.
Estão corretas as afirmativas:
A Revolução Industrial, iniciada na Inglaterra no século XVIII, gerou profundas mudanças na realidade social da população. Sobre o ensino desse tema, segundo as recomendações do Centro de Referência Virtual, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.
I. A dura vida dos trabalhadores e de suas famílias chocava-se com os direitos propostos e indicava a insuficiência desses. Nesse contexto pode-se perceber a importância desse processo histórico na luta pela efetivação de direitos conquistados e pela ampliação destes.
II. O professor deve explicar que a natureza das reivindicações dos movimentos proletários era uma só.
III. A Revolução Industrial precisa ser trabalhada como um processo histórico. Para tanto, deve-se enfatizar com os alunos o contexto e as condições históricas que propiciaram o desenvolvimento da técnica, sua aceitação e incorporação na sociedade inglesa.
Estão corretas as afirmativas: