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Sobre o ensino do tópico a colonização litorânea: a colonização portuguesa e as tentativas de colonização de franceses e holandeses, previsto na Proposta Curricular do Conteúdo Básico Comum (CBC), analise as afirmativas e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F), de acordo com o Centro de Referência Virtual da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais.

( ) Analisar os conflitos entre as potências europeias pela posse de colônias no Novo Mundo é interessante para que o aluno perceba como a ocupação e manutenção das terras recém-descobertas por Portugal na América exigiram ações empreendedoras.

( ) O estudo desse tópico é importante por permitir o trabalho com a noção de colonização (incluindo a perspectiva metrópole-colônia), com as ações de ocupação do território, com a disputa pelo mesmo entre diferentes países e com a noção de posse efetiva.

( ) O estudo desse tópico não exige que o professor tenha trabalhado previamente com os alunos o descobrimento do Brasil e seu contexto, a divisão do Novo Mundo entre as coroas portuguesas e espanholas no Tratado de Tordesilhas e as primeiras ações do governo português para garantir a posse do território no período inicial da colonização.

( ) Portugal dispunha, no século XVI, de pessoal e recursos financeiros suficientes que pudessem garantir a inviolabilidade da colônia brasileira, e o Tratado de Tordesilhas (1494), assinado entre Portugal e Espanha garantia a posse dos territórios conquistados pelos lusitanos.

( ) Outras nações europeias não aceitavam a divisão das terras de além-mar entre os países ibéricos, proposta pelo Tratado de Tordesilhas, e estavam dispostas a entrar na disputa pelo controle dos territórios do Novo Mundo.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

O eixo temático I da Proposta Curricular envolve o estudo dos povos indígenas: diversidade e migrações. Baseando-se nas recomendações Centro de Referência Virtual da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, assinale a alternativa incorreta.
A concepção de diversidade populacional como propulsora das características coloniais lusitana e hispânica permitirá o estudo deste processo histórico, conduzindo o educador e o educando à compreensão desse processo continuo que suscita inúmeros debates ainda nos dias atuais. Sobre o ensino da expansão econômica europeia e descobrimentos marítimos nos séculos XV e XVI, assinale a alternativa incorreta.

Dentre as várias finalidades do estudo da História como disciplina obrigatória do Ensino Fundamental estão a compreensão da diversidade cultural da sociedade brasileira e o entendimento do avanço da cidadania em nosso país. Com base na Proposta Curricular do Conteúdo Básico Comum (CBC) e nas orientações pedagógicas para o ensino do tópico povos africanos, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.

I. O tráfico de escravos teve, certamente, um papel de desencadeador de transformações radicais ocorridas no interior de algumas sociedades africanas a partir do século XVI.

II. O caráter da escravidão na África era, antes da chegada dos europeus e americanos, muito similar ao da escravidão na colônia brasileira.

III. A história da África é um campo de estudo extremamente novo, principalmente nas escolas. Por isso, há muito que ser descoberto.

Estão corretas as afirmativas:

Segundo o Centro de Referência Virtual da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, é importante que o aluno tenha uma noção do contexto histórico em que se deu a descoberta do ouro e o povoamento das minas. Sobre o ensino do tópico os primeiros europeus: os portugueses do reino e da colônia, assinale a resposta correta.