Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
A paisagem é um conjunto heterogêneo de formas naturais e artificiais; é formada por frações de ambas, seja quanto ao tamanho, volume, cor, utilidade, ou por qualquer outro critério. A paisagem é sempre heterogênea. A vida em sociedade supõe uma multiplicidade de funções, e quanto maior o número destas, maior a diversidade de formas e atores. A paisagem tem um movimento que pode ser mais ou menos rápido. As formas não nascem apenas das possibilidades técnicas de uma época, mas dependem das condições econômicas, políticas, culturais etc. A técnica tem um papel importante, mas não tem existência histórica fora das relações sociais. A paisagem deve ser pensada paralelamente às condições políticas, econômicas e também culturais.
mostrar texto associado
Numa análise de ordem estrutural, pode-se afirmar que a situação atual de crise da saúde global maximizou a tendência de concentração econômica e, portanto, a apropriação dos lucros, junto com a afirmação de uma lógica desigual de poder de cada Estado, evidenciando-se muito claramente as iniquidades que o capitalismo vem acelerando no seu atual estágio de desenvolvimento. Os grandes conglomerados econômicos da indústria farmacêutica concentram-se e lucram com a doença, protegidos e sustentados pelo peso econômico e político dos Estados-nação onde estão sediados.
mostrar texto associado
Em relação à teoria econômica e aos critérios estatísticos sólidos, na busca pela harmonia entre ambos, surgem, então, os modelos macroeconométricos, passando por importantes mudanças nos últimos trinta anos, motivadas tanto pela evolução da teoria econômica e econométrica como pelas grandes transformações das relações econômicas entre países.
mostrar texto associado
Na monocultura intensiva e com uso de agroquímicos – como é o caso da cana-de-açúcar e da silvicultura – não são necessários procedimentos ou cuidados específicos para impedir a contaminação da água ou do solo.
mostrar texto associado
A pobreza pode ser definida de forma única e universal, sendo homogêneos seus princípios e causas, ainda que se refira a situações de carência em que os indivíduos não conseguem manter um padrão mínimo de vida condizente com as referências socialmente estabelecidas em cada contexto histórico. Desse modo, a abordagem conceitual da pobreza absoluta requer que possamos, inicialmente, construir uma medida invariante no tempo das condições de vida dos indivíduos em uma sociedade.