Filtrar


Questões por página:
Marque a alternativa na qual corresponde a teoria escrita e defendida no século XVIII, no qual comparando dados do crescimento da população e da produção de alimentos na época, publicou o estudo Ensaio sobre população, no qual propunha a seguinte teoria demográfica, enquanto a população mundial tenderia a crescer em progressão geométrica (2,4,8,16,32...), a produção de alimentos cresceria em progressão aritmética (2,4,6,8,10...):
Sobre Êxodo Rural no Brasil é Correto afirmar:
I. Ao longo da Segunda metade do Século XX, os Movimentos Migratórios no País foram marcados por intenso êxodo rural, que levou milhões de pessoas a migrar do campo para as cidades; II. O êxodo rural no Brasil foi intensificado a partir da década de 1990; III. Dentre os fatores que impulsionou a saída de milhares de camponeses do campo foi a expropriação das terras, que obrigou muitos agricultores a vender suas propriedades para pagar dívidas contraídas com bancos; IV. Podemos dizer que o processo de mecanização das lavouras, especialmente pelo uso de máquinas e implementos agrícolas em nada influenciou para o êxodo rural; V. A ampliação da legislação trabalhista no qual estendeu os mesmos direitos já conquistados pelos demais trabalhadores não foi respeitada pelos empregadores no campo, foi outro fator que contribuiu para o êxodo rural
Conforme MOREIRA (2016) No processo histórico de povoamento e ocupação econômica do Brasil, as migrações internas sempre tiveram um papel de destaque. No tocante a migração interna no Brasil analise a figura abaixo e marque a alternativa correta sobre qual migração está retratada.
 Fonte: http://andergeo2012.blogspot.com/2013/07/movimentos-migratorios-em-charges.html
De acordo com Graziano (2011) In: SENE & MOREIRA (2013) Sobre Reforma Agrária no Brasil é CORRETO afirmar:
I. O Estatuto da Terra, como é conhecida a Lei Nº 504/64, promulgada no Governo Castelo Branco, representou a expressão máxima de uma visão reformista defendida na época. O Estatuto propunha uma "solução democrática"a "opção socialista". Procurava dessa forma, impulsionar o desenvolvimento capitalista no campo; II. Ao contrário da divisão da propriedade, o capitalismo impulsionado pelo regime militar após 1964, promoveu a modernização do latifúndio através do crédito rural subsidiado e abundante; III. Toda economia brasileira cresceu vigorosamente, urbanizando-se e industrializando-se, tornando possível realizar com sucesso a democratização da posse da terra e incentivo ao mercado interno rural; IV. O projeto de Reforma Agrária foi assim esquecido. O resultado é que as estruturas agrárias dos países da América Latina, como o Brasil na liderança continuaram extremamente concentrada. Permanecendo o problema clássico: muita terra nas mãos de pouca gente e muita gente com pouca terra; V. De econômica, o problema da terra virou social. A industrialização e o crescimento econômico precisaram da realização da reforma agrária para se efetivar.
Conforme Stédille (2011) até a conquista europeia, não existiu a propriedade privada da terra no continente americano. Os Habitantes primitivos do território tratavam a terra como um bem coletivo, comunal. A Chegada dos europeus em nosso continente foi resultado da necessidade de expansão do capitalismo comercial europeu. Nesse sentido sobre a origem da propriedade de terras no Brasil marque a alternativa CORRETA sobre o nome designado a esse processo de dominação do capitalista: