Filtrar


Questões por página:
Leia o fragmento a seguir.
“Ao defendermos a tese de que o pensamento espacial é um conteúdo procedimental, entendemos que ele se constitui de três campos de conhecimentos ‘amalgamados’, associados a uma situação geográfica que estimulará o estudante a argumentar com consistência por meio do vocabulário geográfico, e que passa a ser um procedimento que estimula o raciocínio geográfico e a atribuição de sentido aos conteúdos”.
(Adaptado de CASTELLAR, Sonia Maria Vanzella; PAULA, Igor Rafael de. O papel do pensamento espacial na construção do raciocínio geográfico. Revista Brasileira de Educação em Geografia, v.10, n.19,2020, p.294-322).
Sobre a definição de conteúdo procedimental adotada pelas autoras, assinale a afirmativa correta.
As representações espaciais incluem diversas variedades de produtos visuais, tais como mapas, fotografias aéreas, imagens de satélite, blocos-diagramas, gráficos, cartas topográficas e croquis.
Considerando a indissociabilidade entre o raciocínio geográfico e as representações espaciais, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) As representações espaciais são meios de acesso a informações visualizáveis do mundo. ( ) As representações espaciais apresentam o mundo, suas informações e seus ordenamentos. ( ) As representações espaciais, em geral, e os mapas, em particular, são fundamentais no desenvolvimento da cognição e do raciocínio espaciais.
As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,
Leia o fragmento a seguir.
“Quando um território, por exemplo, se urbaniza e as indústrias se instalam para reproduzir as forças produtivas, o espaço é condição de planejamento, seguindo critérios (como a distância e a distribuição da unidade produtiva ao centro consumidor, a extensão e o arranjo modal necessário para aumentar a eficiência da circulação e identificar as direções das vias) para atribuir localizações e constituir uma rede produtiva economicamente viável”.
(Adaptado de CASTELLAR, Sonia Maria Vanzella; PAULA, Igor Rafael de. O papel do pensamento espacial na construção do raciocínio geográfico. Revista Brasileira de Educação em Geografia, v.10, n.19,2020, p.294-322).
De acordo com as autoras, distância, distribuição, extensão, arranjo, direção, entre outros vocábulos que descrevem atributos espaciais dos fenômenos geográficos em uma dada situação, são
No livro Pensando o espaço do homem, Milton Santos estabelece uma distinção entre “espacialistas” (investigadores que dão importância apenas às formas e estudam o espaço em si mesmo) e “espaciólogos” (investigadores que buscam analisar o espaço em sua relação com o movimento total da sociedade). Ao segundo grupo de investigadores, o dos “espaciólogos”, caberia a análise da relação entre o espaço e a totalidade social.
(Adaptado de SANTOS, Milton. Pensando o espaço do homem. São Paulo: EDUSP,5ª Ed.2007.
Assinale a opção que caracteriza o funcionamento da totalidade na perspectiva de Milton Santos.
Leia o fragmento a seguir.
“Hoje, quando se fala de espaço total fala-se de uma multiplicidade de influências superpostas: mundiais, nacionais, regionais, locais; no entanto, o espaço é maciço, contínuo, indivisível. Tão indivisível quanto a sociedade, de que ele é o ________ e com a qual sua relação é igualmente indivisível. A ________ aparece como um quadro a utilizar para a reprodução das relações sociais. O ________, por outro lado, nada mais é do que um espaço funcional”.
(Adaptado de SANTOS, Milton. Pensando o espaço do homem. São Paulo: EDUSP,5ª Ed.,2007.
Assinale a opção cujos termos completam corretamente as lacunas do fragmento acima.