Filtrar


Questões por página:
Sobre a construção de muros fronteiriços, analise o gráfico a seguir.
32.png (407×243)
VALLET, E. The World Is Witnessing a Rapid Proliferation of Border Walls. Disponível em: <https://www.migrationpolicy.org/article/rapid-proliferation-number-border-walls>. Acesso em: 24 dez.2022.
Considerando as motivações e os efeitos da construção de muros fronteiriços ao longo do século XX e XXI, analise as afirmativas a seguir.
I. Os muros fronteiriços são símbolos da integração do mundo em uma aldeia global. II. Entre as principais motivações para a construção de muros fronteiriços está o controle migratório. III. Entre as principais motivações para a construção de muros fronteiriços está o combate ao tráfico de drogas e ao contrabando. IV. A construção de muros fronteiriços está relacionada com o regime político, pois são símbolos de regimes autoritários.
Está correto o que se afirma em
31.png (417×280)
McCARTHY, Niall. The status of COVID-19 border closures, Disponível em: https://www.statista.com/chart/21326/coronavirus-border-closures/Acesso em 24 dez.2022.
Com relação aos efeitos da pandemia do COVID-19 sobre a mobilidade populacional ao redor do mundo, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para afirmativa verdadeira e (F) para a falsa.
( ) A pandemia do Covid-19 limitou a mobilidade populacional de forma mais intensa do que a de outros fluxos, como bens e mercadorias. ( ) A pandemia do Covid-19 criou barreiras aos movimentos populacionais, que antes ocorriam de forma livre. ( ) A pandemia do Covid-19 restringiu a mobilidade populacional nas fronteiras de forma indiferenciada ao redor do mundo.
As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,
O território brasileiro possui uma grande diversidade de formas e estruturas de relevo, que já foram classificadas de maneiras distintas, com a utilização de diferentes critérios. Sobre o relevo do Brasil e suas diferentes classificações, analise as assertivas a seguir:

I. Apesar de tentativas anteriores, foi somente na década de 40 que se criou uma classificação dos compartimentos do relevo brasileiro considerada mais coerente. Ela foi elaborada por Aroldo de Azevedo que, considerando as cotas altimétricas, definiu que nosso relevo era dividido em planaltos, depressões e planícies.
II. Em 1958, Aziz Ab’Saber publicou um trabalho propondo uma alteração nos critérios de definição dos compartimentos de relevo. Na classificação de Ab’Saber, o Brasil apresentava dez compartimentos de relevo.
III. A classificação de Ab’Saber, publicada no fim dos anos 50, usava critérios relacionados à formação da estrutura do relevo para assim classificá-los. Assim, nosso país era composto por planaltos – área em que os processos de erosão superam os de sedimentação – e planícies – área mais ou menos plana em que os processos de sedimentação superam os de erosão.
IV. A classificação de Jurandyr Ross, divulgada no final dos anos 80, desconsidera qualquer tipo de estudo anterior e, com novos critérios, divide o relevo brasileiro em planaltos, planícies e depressões.

Quais estão corretas?
O capitalismo é o sistema socioeconômico que se desenvolveu na Europa com a crise do feudalismo e se expandiu econômica e territorialmente pelo mundo a partir do século XVI. Desde então, vem se transformando: passou por diversas etapas marcadas por características diferentes principalmente no que tange às relações de produção e de trabalho. Sobre as características de cada etapa do capitalismo, analise as assertivas a seguir, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Pode-se afirmar que o sistema capitalista é marcado por diversas fases. A primeira, chamada de capitalismo mercantil, foi marcada pela ascensão do liberalismo – que criticava o absolutismo e defendia, no plano político, a democracia representativa.
( ) O capitalismo industrial tem como país pioneiro a Inglaterra, em meados do século XVIII. Nesse período da história capitalista, figuras como Adam Smith (economista escocês) e David Ricardo (economista inglês) tornam-se peças importantes na estruturação teórica do modelo econômico – com um sistema que privilegiava a livre iniciativa e livre concorrência.
( ) Com o início da Terceira Revolução Industrial, também conhecida como Revolução Informacional, o capitalismo atingiu seu período informacional. Essa nova etapa começou a se gestar no pósSegunda Guerra, mas se desenvolveu sobretudo a partir dos anos 1970 e 1980, quando, gradativamente, disseminaram-se empresas, instituições e diversas novas tecnologias.
( ) A quarta fase do capitalismo, reconhecida por muitos como Capitalismo Informacional, apresenta a ascensão de uma doutrina econômica conhecida como Keynesianismo – que criticava o pensamento econômico clássico e o princípio da “mão invisível”, do suposto equilíbrio do mercado e, por isso, defendia a intervenção do Estado na economia, a fim de evitar crises como a de 1929.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Todos que estudam Geografia conseguem compreender a relação existente entre o clima e a vegetação – e o tamanho da influência mútua entre esses dois aspectos de nosso planeta. Analise o climograma a seguir:



Imagem associada para resolução da questão


Qual alternativa abaixo apresenta o tipo de formação vegetal que está relacionado ao clima apresentado na imagem acima?