Filtrar


Questões por página:
Portanto, o Toyotismo, o novo espírito da racionalização capitalista no local de trabalho, tende a agir sobre o trabalho organizado e sua subjetividade, precarizando-o e buscando subsumi-lo aos interesses da reprodução do capital como sistema sócio-metabólico. Ele se expressa com mais intensidade nos ‘loci’ mais dinâmicos de acumulação de capital, o que significa que, no caso do Brasil, por exemplo, o Toyotismo assume sua forma mais desenvolvida nas grandes empresas. Seu desenvolvimento é desigual e combinado, articulando-se com as formas de racionalizações pretéritas do capital.
ALVES, Giovani. TOYOTISMO E SUBJETIVIDADE: AS FORMAS DE DESEFETIVAÇÃO DO TRABALHO VIVO NO CAPITALISMO GLOBAL. In: ORG & DEMO, v.7, n.1/2, Jan.-Jun./Jul.-Dez., p.89-108,2006.
Como características do modelo de produção industrial descrito acima, podemos destacar:

Abaixo, a imagem 1 apresenta a circulação atmosférica em um grande adensamento urbano em um dia sem grandes anomalias ou interferências climáticas externas. Já a segunda imagem representa a presença de ar mais frio nas camadas atmosféricas mais próximas à superfície, decorrente de um rápido resfriamento desta, diferentemente do que ocorre em dias normais (como descrito na imagem 1). Com isso, a dissipação dos poluentes junto à superfície, ou próximos dela, fica comprometida.

Imagem associada para resolução da questão

O problema ambiental urbano evidenciado na imagem dois é conhecido por:

A imagem abaixo representa o fenômeno do “Encurtamento das distâncias”, que no mundo globalizado, é potencializado


Imagem associada para resolução da questão

A diferença na evolução dos modais de transporte expostos abaixo se devem, entre outros fatores,

Imagem associada para resolução da questão


Os gráficos a seguir mostram a distribuição da população mundial em três momentos. Observe:


PARTICIPAÇÃO NA POPULAÇÃO MUNDIAL (1960,2015 e 2060)


Imagem associada para resolução da questão

Considerando o exposto, é correto afirmar que: