Filtrar


Questões por página:
Sobre a Região Nordeste, assinale a alternativa CORRETA.
Sobre rochas e solos, assinale a alternativa CORRETA.
Sobre a Europa, assinale a alternativa INCORRETA.

Considerando as proposições que tratam da população, coloque V nas afirmativas Verdadeiras e F nas Falsas.


( ) Referência na Antiguidade, atualmente, mais da metade da população mundial vive no continente africano.


( ) Como perspectiva global, as taxas de natalidade reduzem-se em todos os países do Planeta.


( ) O aumento do Índice de Desenvolvimento Humano – IDH de uma nação é um fator que contribui para as taxas de expectativa de vida.


( ) Com menos de dois bilhões de habitantes, a Ásia apresenta a maior taxa de natalidade do Planeta.


( ) A Oceania é o continente menos populoso e mais povoado, em face da população australiana.


Assinale a alternativa que indica a sequência CORRETA.

Observe o trecho da reportagem abaixo:


Em meio a eventos climáticos extremos, quais os principais assuntos abordados na COP27?

Por Fundação Padre Anchieta. TV Cultura. Autora: Ana Paula Cardoso.

Data: 18/11/2022


A 27ª Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (ONU), a COP 27, começou no último domingo (6) em Sharm el-Sheikh, no Egito, em meio a um cenário de eventos climáticos extremos em todo o mundo.

Neste ano, o evento tem como objetivo discutir detalhes sobre como desacelerar as mudanças climáticas e ajudar países que já sentem seus impactos. No segundo dia do evento, António Guterres, secretário-geral da ONU, alertou que a sociedade caminha para o "inferno climático" com "o pé no acelerador".

Em entrevista exclusiva (...), a assessora de Clima do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) Viviane Romeiro, especialista em mudança do clima e sustentabilidade, que viajou para acompanhar a conferência, conta que nesta edição assistiu painéis sobre mercado de carbono, meios de implementação das Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDC), neutralidade climática, o papel do setor empresarial no fortalecimento da agenda e mais. (...)

Para ela, cada vez mais evidências científicas reforçam a importância da agenda, não apenas por questões ambientais, mas também nos âmbitos sociais e econômicos. “Já se observa com maior frequência os efeitos adversos de eventos climáticos, como secas, inundações, ondas de calor e aumento do nível do mar. A adaptação às mudanças climáticas aumenta a resiliência do desenvolvimento econômico e social, em particular para os países mais vulneráveis às mudanças climáticas”, destaca. (...).

Disponível em:<https://cultura.uol.com.br/noticias/53856_em-meio-a-eventos-climaticos-extremos-quais-os-principais-assuntos-abordados-na-cop27.html>. Acesso em: 20/11/2022


De acordo com a reportagem e seus conhecimentos acerca das questões ambientais, analise as afirmativas abaixo:


I.
A pressão urbana, atrelada ao crescimento desordenado, tem repercutido em problemas ambientais, como poluição do ar, da água e dos solos, em diferentes magnitudes nas grandes cidades.


II. As pesquisas indicam que a problemática ambiental vem sendo um grave problema e atinge a todos os países do Planeta (ricos e pobres) na mesma intensidade.


III. Eventos internacionais em defesa do meio ambiente contribuem para alertar toda a população do Planeta a repensar práticas de consumo e incentivar modelos de produção sustentáveis.


IV. Com a ocorrência de fenômenos meteorológicos extremos, muitos países já sentem na prática as consequências de potenciais mudanças climáticas.


Estão CORRETAS