Filtrar


Questões por página:

Em determinada obra, a escavação de uma vala precisou ser interrompida, em razão de fatores externos. Porém, em decorrência da inexistência de qualquer tipo de escoramento prévio, a vala ficou sujeita a desmoronamento. Em função do projeto, é inviável econômica e tecnicamente que se construa qualquer tipo de escoramento da vala, mas o risco de desmoronamento deve ser contido. Optou-se, assim, por preencher temporariamente a vala com um material que seja capaz de

I. produzir a estabilidade das paredes da vala em função de suas características coloidais, sendo capaz de se manter operacional por longo período.

II. formar nos vazios do solo e especialmente junto à superfície lateral da escavação uma película impermeável (cake).

III. ser tixotrópico, isto é, ter um comportamento fluido quando agitado, porém, capaz de formar um “gel” quando em repouso.

As características especificadas em I, II e III referem-se a

Em projetos de fundações, são necessárias investigações geotécnicas, geológicas e observações locais. Com relação a isso, considere:

Tais sondagens devem fornecer no mínimo a descrição das camadas atravessadas, os valores dos índices de resistência à penetração e as posições dos níveis de água.

O excerto acima, descreve

A figura abaixo descreve os movimentos de terra, que ocorrem em uma rodovia durante as obras de terraplenagem. Esse gráfico representa uma importante ferramenta, de uso corrente, no planejamento econômico de um projeto rodoviário.

Trata-se

Durante a terraplenagem de um trecho de rodovia, foram transportados: (I) 700 m3 de areia, (II) 600 m3 de silte, (III) 800 m3 de argilsiltosa e (IV) 950 m3 de siltearenoso. Porém, o contrato prevê o pagamento do transporte dos volumes medidos no corte, antes da desagregação. O valor pago no transporte é de R$ 3,00/m3/km. A distância de transporte é de 20 km. Os valores dos empolamentos dos respectivos solos estão apresentados abaixo. O valor calculado do montante a ser pago pelo transporte total será de:

Dado: Índices de empolamentos
ϒ I = 1,21
ϒII = 1,25
ϒIII = 1,27
ϒIV = 1,36
No processo de compactação do leito de uma estrada, considerando a fase de hidratação, o acréscimo de umidade produz o aumento da espessura das camadas de água adsorvida nos grãos do solo, na forma de filmes, reduzindo a viscosidade da água. Essa redução de viscosidade provoca