Questões de Concurso
Filtrar
860 Questões de concurso encontradas
Página 45 de 172
Questões por página:
Sobre os tipos de estudos que podem ser utilizados na avaliação das consequências clínicas e econômicas relacionadas à incorporação de uma tecnologia em saúde no SUS, “O tipo de pesquisa utilizada para avaliar se um novo teste diagnóstico identifica corretamente a presença (sensibilidade) ou a ausência (especificidade) de uma determinada doença ou condição clínica”, é denominada de:
A doença diarreica aguda pode ser de origem infecciosa e não infecciosa. Para a saúde pública, a de maior importância é a infecciosa, devido a sua maior frequência.
Aa principais causas da diarreia de origem infecciosa, são, entre outras, EXCETO:
Sobre atividades essenciais envolvidas no processamento do alimento, é CORRETO afirmar que:
I. Ingestão - colocação do alimento na cavidade oral, ou seja, o ato de comer.
II. Quebra mecânica - movimentação do alimento pelo canal alimentar, incluindo a deglutição e a peristalse.
III. Digestão - quebra do complexo de moléculas alimentares em componentes químicos por enzimas.
IV. Absorção - transporte dos produtos da digestão (carboidratos, proteínas, lipídeos, vitaminas, minerais e água) do canal alimentar para o sangue ou para a linfa.
V. Propulsão - inclui a mastigação, a mistura do alimento no estômago e a segmentação.
VI. Defecação - excreção de substâncias não digeridas do corpo
Estão CORRETAS:
I. Nódulos, pólipos e edemas das pregas vocais são as principais lesões orgânicas resultantes dos distúrbios funcionais da voz. Os nódulos são lesões bilaterais na transição entre 1/3 anterior e médio das pregas vocais, cujo tamanho, cor (esbranquiçados) e consistência dependem do tempo de instalação.
II. Os pólipos geralmente são lesões unilaterais que poderão se apresentar em qualquer porção dos terços anterior e médio das pregas vocais, de consistência mais gelatinosa e de aspecto mais ou menos delimitado, de acordo com a característica de seu conteúdo (sangue, por exemplo).
III. Os edemas são lesões de extensão e volume variável e, frequentemente, ligados à hiperemia (vermelhidão) das pregas vocais. Essas lesões podem ser provocadas pelo tabagismo, etilismo, associadas, ou não, às alterações hormonais, principalmente em mulheres, processos alérgicos e à presença de Refluxo Laringofaringeo (RLF).
IV. Os nódulos e pólipos apresentam os clássicos sinais de rouquidão, fadiga vocal, perda de extensão vocal (agudos e graves), podendo estar associada às tensões músculo esquelética (dor/tensão em pescoço, ombros e faringe). O nódulo, contudo, tem um caráter de perda funcional progressiva.
Estão CORRETAS:
A respeito dos tipos de Deficiência Auditiva, enumere corretamente:
1. Condutiva.
2. Sensório-Neural.
3. Mista.
4. Central ou Surdez Central
( ) Quando há uma alteração na condução do som até o órgão terminal sensorial associada à lesão do órgão sensorial ou do nervo auditivo. O audiograma mostra geralmente limiares de condução óssea abaixo dos níveis normais, embora com comprometimento menos intenso do que nos limiares de condução aérea.
( ) Quando ocorre qualquer interferência na transmissão do som desde o conduto auditivo externo até a orelha interna. A grande maioria desta deficiência pode ser corrigida através de tratamento clínico ou cirúrgico. Esta deficiência pode ter várias causa, entre elas pode-se citar: Corpos estranhos no conduto auditivo externo, tampões de cera, otite externa e média, mal formação congênita do conduto auditivo, inflamação da membrana timpânica, perfuração do tímpano, obstrução da tuba auditiva, etc.
( ) Quando há uma impossibilidade de recepção do som por lesão das células ciliadas da orelha interna ou do nervo auditivo. Este tipo de deficiência auditiva é irreversível. Essa deficiência pode ser de origem hereditária como problemas da mãe no pré-natal tais como a rubéola, sífilis, herpes, toxoplasmose, alcoolismo, toxemia, diabetes etc. Também podem ser causadas por traumas físicos, prematuridade, baixo peso ao nascimento, trauma de parto, meningite, encefalite, caxumba, sarampo etc.
( ) Este tipo de deficiência auditiva não é, necessariamente, acompanhado de diminuição da sensitividade auditiva, mas manifesta-se por diferentes graus de dificuldade na compreensão das informações sonoras. Decorre de alterações nos mecanismos de processamento da informação sonora no tronco cerebral (Sistema Nervoso Central).
A sequência CORRETA é: