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Concurso:
Prefeitura Municipal de Juru - PB
Disciplina:
Fonoaudiologia
Um ponto de articulação define quais pontos do sistema articulatório se aproximam ou se tocam na produção de consoantes: ou seja, qual é a direção do articulador ativo em direção ao articulador passivo. Os pontos de articulação definem as consoantes do português em que o articulador ativo se move em direção ao articulador passivo.
Sobre os pontos de articulação, é correto afirmar que:
I. Palatal: o lábio inferior se move em direção ao lábio superior.
II. Lábio-dental: o lábio inferior se move em direção aos dentes superiores.
III. Dental: a ponta/lâmina da língua se move em direção aos dentes superiores.
IV. Alveolar: a ponta/lâmina da língua se move em direção aos alvéolos.
V. Alveopalatal: a parte anterior da língua se move na direção entre os alvéolos e o palato duro.
VI. Bilabial: a parte central da língua se move em direção ao palato duro.
VII. Velar: a parte posterior da língua se move na direção ao véu palatino.
VIII. Glotal: as pregas vogais se movem entre si, funcionando como articuladores ativo e passivo.
Estão CORRETAS:
Sobre os pontos de articulação, é correto afirmar que:
I. Palatal: o lábio inferior se move em direção ao lábio superior.
II. Lábio-dental: o lábio inferior se move em direção aos dentes superiores.
III. Dental: a ponta/lâmina da língua se move em direção aos dentes superiores.
IV. Alveolar: a ponta/lâmina da língua se move em direção aos alvéolos.
V. Alveopalatal: a parte anterior da língua se move na direção entre os alvéolos e o palato duro.
VI. Bilabial: a parte central da língua se move em direção ao palato duro.
VII. Velar: a parte posterior da língua se move na direção ao véu palatino.
VIII. Glotal: as pregas vogais se movem entre si, funcionando como articuladores ativo e passivo.
Estão CORRETAS:
Concurso:
Prefeitura Municipal de Juru - PB
Disciplina:
Fonoaudiologia
Sobre a articulação de consoantes, é correto afirmar que, EXCETO:
Concurso:
Prefeitura Municipal de Juru - PB
Disciplina:
Fonoaudiologia
Por meio da avaliação fonoaudiológica é possível determinar quais as dificuldades que o escolar possa apresentar, a fim de elaborar um perfil de suas potencialidades, intervir e estabelecer bases para a monitoração contínua de seu progresso.
Deve ser encaminhado para o Fonoaudiólogo:
I. Problemas nas funções orais como mastigação, respiração, deglutição.
II. Distúrbios na linguagem oral.
III. Gagueira ou dificuldades no ritmo da fala.
IV. Dificuldades na aprendizagem da leitura e/ou da escrita.
V. Na presença de deficiência auditiva, motora e mental que trazem alterações no desempenho global e comunicativo, a avaliação e o tratamento precoce são fundamentais.
Estão CORRETAS:
Deve ser encaminhado para o Fonoaudiólogo:
I. Problemas nas funções orais como mastigação, respiração, deglutição.
II. Distúrbios na linguagem oral.
III. Gagueira ou dificuldades no ritmo da fala.
IV. Dificuldades na aprendizagem da leitura e/ou da escrita.
V. Na presença de deficiência auditiva, motora e mental que trazem alterações no desempenho global e comunicativo, a avaliação e o tratamento precoce são fundamentais.
Estão CORRETAS:
Concurso:
Prefeitura Municipal de Juru - PB
Disciplina:
Fonoaudiologia
Na avaliação fonoaudiológica de leitura e escrita o objetivo principal é de investigar as diferentes habilidades de linguagem oral, escrita e metalinguísticas envolvidas no processo de aprendizagem. De acordo com os processos cognitivo-linguísticos da linguagem, da escrita e da leitura, na avaliação fonoaudiológica são observados:
I. A linguagem oral, que é de fundamental importância para a qualidade da expressão oral e escrita.
II. A consciência fonológica, que é a capacidade de manipular e refletir sobre a estrutura sonora das palavras, sendo parte importante no processo de apropriação da leitura e da escrita.
III. A fluência leitora é uma competência central no processo de alfabetização, sendo preditora da compreensão de texto.
IV. A leitura e a escrita e os mecanismos que nela intervêm, incluindo o processamento visual, velocidade de pensamento, processos léxicos, semânticos, sintáticos e a compreensão do seu significado.
Estão CORRETAS:
I. A linguagem oral, que é de fundamental importância para a qualidade da expressão oral e escrita.
II. A consciência fonológica, que é a capacidade de manipular e refletir sobre a estrutura sonora das palavras, sendo parte importante no processo de apropriação da leitura e da escrita.
III. A fluência leitora é uma competência central no processo de alfabetização, sendo preditora da compreensão de texto.
IV. A leitura e a escrita e os mecanismos que nela intervêm, incluindo o processamento visual, velocidade de pensamento, processos léxicos, semânticos, sintáticos e a compreensão do seu significado.
Estão CORRETAS:
No contexto da triagem auditiva neonatal universal sugere-se que a identificação de uma alteração auditiva ocorra, preferencialmente: