Questões de Concurso
Filtrar
999 Questões de concurso encontradas
Página 7 de 200
Questões por página:
A deglutição é considerada uma atividade neuromuscular muito complexa. Quando essa atividade é rompida, por alterações nesse processo, ocorrerá a deglutição atípica. Desde 1996, Altmann já mencionava alterações oromifuncionais comuns a pacientes com deglutição atípica. Com base nessas alterações oromiofuncionais citadas, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) A deglutição atípica ocorre quando há palato ogival e hipotonia do músculo esternocleidomastóideo, tornando a deglutição inadequada.
( ) A deglutição atípica ocorre quando há apraxia oral, flacidez da musculatura de língua, ceceio e alterações dentárias, tornando a deglutição inadequada.
( ) A deglutição atípica ocorre quando há respiração bucal, flacidez da musculatura de lábios, bochecha, dos músculos elevadores da mandíbula e interposição de língua, tornando a deglutição inadequada.
( ) A deglutição atípica ocorre quando há respiração nasal, flacidez da musculatura dos músculos elevadores da mandíbula, ceceio e alterações de ponto articulatório, tornando a deglutição inadequada.
A sequência está correta em
O distúrbio articulatório compensatório é típico a indivíduos que adquirem a fala durante o período em que a fissura de palato ainda está aberta ou durante o período que apresenta disfunção velofaríngea. Com base no exposto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Todos os indivíduos portadores de fissura labiopalatina desenvolverão distúrbio articulatório compensatório.
( ) O distúrbio articulatório compensatório pode comprometer a fala de um indivíduo de forma que a torne ininteligível até mesmo para os seus familiares mais próximos.
( ) O distúrbio articulatório compensatório é resistente à fonoterapia.
( ) São distúrbios articulatórios compensatórios: golpe de glote e fricativa faríngea.
A sequência está correta em
Existem algumas bases para a terapia fonológica nos desvios fonológicos, como: o programa terapêutico, que baseia-se em avaliação e análise fonológica completa; e, a terapia, que baseia-se no princípio de padrões e regularidades da fala e no princípio de que a principal função dos padrões fonológicos é comunicativa, isto é, as diferenças entre os segmentos de sons e estruturas assinalam diferenças de significado. Estas bases consideram mecanismos básicos de mudanças fonológicas. Sobre os mecanismos de mudanças fonológicas, analise.
I. A inovação permite a introdução de um novo padrão.
II. A estabilização é o padrão de pronúncia assistemático que se torna sistemático.
III. A generalização é a transferência de um padrão de fala de um contexto para outro.
IV. A desestabilização ocorre quando há quebra de padrão estável para promover variabilidade.
Estão corretas as afirmativas