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Segundo as autoras Pereira, Brancalioni e Keske-Soares (2012), depois de diagnosticado o desvio fonológico, a terapia fonológica é o meio utilizado para realizar essa reorganização do sistema fonológico da criança, sendo esta baseada em vários modelos terapêuticos. Entre esses modelos terapêuticos destaca-se o Modelo de Oposições Máximas Modificado cujo objetivo é fazer com que a criança realize a reorganização do seu sistema fonológico por meio da percepção auditiva, imitação e produção espontânea das palavras-alvo. A seleção do alvo baseia-se em dois parâmetros: classificação máxima e distinção máxima. A classificação máxima envolve a seleção de alvos que apresentam diferente ponto, modo e sonoridade dentro do sistema adulto, sendo o alvo selecionado a partir do som substituído. Enquanto que, na distinção máxima, os alvos e o fonema substituído apresentam distinção máxima de traços, conforme sinalizado por Pereira e Mota (2002). Assinale a alternativa que represente palavras-alvo utilizadas pelo terapeuta que emprega o modelo de oposições máximas modificado.
“Uma fonoaudióloga recebeu um paciente, sexo masculino,5 anos, com queixa de dificuldade de fala com avaliação audiológica normal. Na avaliação fonoaudiológica, observou-se que o menor não apresentou dificuldades em aspectos perceptuais e cognitivos, demonstrando adequação nas habilidades pragmáticas, semânticas e morfossintáticas da linguagem oral. Não foi observada alterações em voz e fluência. A avaliação específica da motricidade orofacial demonstrou adequação de estruturas e funções estomatognáticas. Contudo, verificou-se substituições sistemáticas dos fonemas surdos pelos sonoros em diferentes posições na palavra.” O diagnóstico fonoaudiológico do caso clínico apresentado é o(a)
Segundo Thompson-Ward (2005), a lesão no neurônio motor superior pode ocasionar hemiparalisia espástica, caracterizada pela deficiência ou perda dos movimentos voluntários, disartria que compreende numa imprecisão articulatória leve, fraqueza, lentidão na execução dos movimentos, aumento do tônus muscular e reflexos musculares anormais. A disartria secundária à lesão de neurônio motor superior classifica-se como espástica. São sintomas da disartria espástica, EXCETO:
As autoras Mansur e Machado (2004) descrevem que a afasia é definida como alteração da comunicação adquirida em consequência de lesão neurológica (em geral, AVE), e não de déficits sensoriais, intelectuais ou psiquiátricos. Envolve as modalidades de produção e compreensão da linguagem oral e escrita. As mesmas autoras referem, também, que a abordagem mais difundida na clínica da afasia é a multidimensional, fundamentada nas correlações entre o déficit estrutural e a manifestação afásica, conforme visão anatomoclínica, em que os quadros são classificados, de acordo com parâmetros da linguagem oral (fluência, compreensão e repetição), em: Broca; Wernicke; condução transcortical motor; e, transcortical sensorial. Considerando os parâmetros de linguagem oral descritos, assinale a alternativa que descreva corretamente uma das afasias citadas.
Marchesan e Furquim (2003) citam que no tratamento das alterações da deglutição, seja atípica ou adaptada, existem técnicas ou manobras que podem ser estimuladas na terapia fonoaudiológica, conforme manifestações funcionais observadas em avaliação clínica. Sobre a manifestação clínica e a técnica proposta, assinale a alternativa INCORRETA.