Filtrar


Questões por página:
Sobre Belo Horizonte, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:

( ) Para efeitos de administração, os 487 bairros que fazem parte da capital mineira estão divididos em nove regiões administrativas (as regionais) que são: Venda Nova; Pampulha; Norte; Nordeste; Noroeste; Oeste; Leste; Centro Sul; Barreiro.
( ) O fenômeno da conurbação se faz presente na geografia urbana de Belo Horizonte, uma vez que cidades como Contagem, Ibirité, Santa Luzia, Ribeirão das Neves, entre outras, têm partes de seus territórios juntos com a capital, em virtude da formação e ocupação de vários bairros, tanto nesses municípios, quanto em Belo Horizonte.

( ) Segundo o IBGE (2020), Belo Horizonte possui uma área territorial de, aproximadamente,331km2 . Esse território está inserido em duas bacias hidrográficas, que recebem os nomes de bacia hidrográfica do Ribeirão Arrudas e bacia hidrográfica do Ribeirão Onça/Izidora.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A planta geral da cidade, que havia sido concluída em 23 de março de 1895, foi apresentada ao chefe do Estado:

É com a maior satisfação que submeto, hoje, à aprovação de V. Exc. a planta geral da futura ‘Minas’, destinada a ser a Capital do Estado. (...) Foi organizada a planta geral da futura cidade dispondo-se na parte central, no local do actual arraial, a área urbana de 8.815.382m2, dividida em quarteirões de 120m X 120m pelas ruas, largas e bem orientadas, que se cruzam em ângulos rectos, e por algumas avenidas que cortam em ângulos de 45º.

Disponível em:

https://prefeitura.pbh.gov.br/sites/default/files/estrutura-de-

governo/politica-urbana/2018/planejamento-urbano/cca_anexo_iv_- _sintese_da_historia_de_bh.pdf. Acesso em: 10 de maio de 2023.

(Adaptado).



É CORRETO afirmar que o nome do engenheiro escolhido para chefiar a Comissão Construtora da Nova Capital – CCNC originalmente, era:
Sobre as características físicas de Belo Horizonte, é INCORRETO afirmar:
Leia o trecho a seguir:

“[O Projeto Ponto Limpo] conta, atualmente, com cerca de 400 Pontos Limpos em lugares antes prejudicados pelos depósitos clandestinos de sujeira a céu aberto [na capital mineira]. [Segundo dados da PBH] de 2017 até 2021, foram eliminados 365 pontos críticos de descarte irregular de resíduos em Belo Horizonte, uma diminuição de mais de 41% em comparação a 2017. Uma nova sondagem está sendo realizada e, em breve, será divulgada. É importante destacar que tal Projeto possui “intervenções educativas e de recuperação das áreas degradadas, passando por limpeza e pintura de muros e de meios-fios, que antecedem a instalação de placas indicativas de que aquele local é um “ponto limpo [e conta com a participação de escolas, centros de saúde, associações de bairro etc.]”.
Disponível em: https://prefeitura.pbh.gov.br/noticias/combate- deposicoes-clandestinas-em-bh-inspira-projeto-no-rio-grande-do- norte. Acesso em: 24 de abril de 2023. (Adaptado).

Sobre projetos dessa natureza, é INCORRETO afirmar que:
Considere as informações a seguir para responder à questão.

Biguaçu, um município situado na Região Metropolitana de Florianópolis, Estado de Santa Catarina, tem uma população de 76.773 habitantes conforme o Censo de 2022. Com uma área total de 367,891 km², o município tem uma rica história que remonta a 1747, quando começou a ser povoado por açorianos, marcando o início da sua formação social e cultural. A economia local é diversificada, com destaque para o turismo, devido à sua localização estratégica próxima aos grandes portos catarinenses de Itajaí e Imbituba, além de contar com mais de 12 quilômetros de litoral marítimo na Baia Norte.

A partir do texto, qual das alternativas abaixo melhor descreve a origem e desenvolvimento histórico do município de Biguaçu?