Filtrar


Questões por página:
O atual estado do Tocantins, unidade federativa do Brasil desde 5 de outubro de 1988, é resultado de um longo processo de luta política pela emancipação. A sua formação territorial remonta ao século XVIII, quando ele ainda integrava a província de Goiás.
As atividades que possibilitaram o início da ocupação do atual território do estado do Tocantins no período mencionado no texto anterior relacionam-se

Embora pertença formalmente à região Norte, o estado do Tocantins encontra-se na zona de transição geográfica entre dois domínios fitogeográficos; portanto, dos cinco grandes tipos de vegetação que formam as províncias vegetacionais que cobrem o país, Tocantins apresenta dois. Além desses dois biomas, há as áreas de tensão ecológica ou de contato entre tipos de vegetação e as formações pioneiras.

Internet:<terrabrasilis.org.br>(com adaptações).


Em sua predominância, o domínio natural tocantinense

Cada uma das oito etnias indígenas que vivem no estado do Tocantins tem uma peculiaridade, uma história, um costume. Em 1988, quando o estado ganhava a sua emancipação, a maioria dos povos já estava instalada ali desde a colonização. São aproximadamente 13.171 pessoas, segundo dados do Censo Demográfico de 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).


Internet:<g1.globo.com> (com adaptações).


Os povos indígenas que vivem no estado do Tocantins

Imagem associada para resolução da questão


Na figura anterior, que corresponde ao mapa do estado do Tocantins, os municípios destacados

Divergências levaram, desde a primeira metade do século XVIII, a uma oposição entre o norte e o sul do estado de Goiás. As duas regiões se relacionavam apenas em atos administrativos isolados, com objetivos meramente fiscais ou jurídicos. A amplitude geográfica dificultava o relacionamento interno norte-sul. A região norte era de difícil acesso, com povoamentos rarefeitos e esparsos, distantes da sede administrativa no sul.


Nilton Marques. Desenvolvimento regional e territorial do Tocantins.

Palmas: EDUFT,2019, p.73 (com adaptações).


No início do movimento separatista entre o norte e o sul de Goiás, houve