Filtrar


Questões por página:
Em 1763 a capital da América Portuguesa foi transferida de Salvador para o Rio de Janeiro. Neste momento a capital passou a concentrar muitas ações e chegou a receber, inclusive, a família real portuguesa no início do século XIX, tornando-se a única capita europeu fora da Europa. Porém, como capital da colônia, do império e sua permanência até o período republicano, o Rio de Janeiro passou por algumas transformações, se adequando à realidade temporal e ainda assim cumprindo seu papel como sede política do Brasil. Assinale a alternativa correta que apresenta uma mudança significativa na função política do Rio de Janeiro.
Assinale a alternativa correta que está associada às ideias de divisão do antigo estado de Mato Grosso e que, posteriormente permitiu a criação do novo estado em 1977:
Qual é o evento histórico que, durante o período colonial de nossa história, atravessou o atual estado de Mato Grosso do Sul e colaborou para a integração do território sul de Mato Grosso às posses portuguesas nas América?
Minha Congonhas, terra querida, arte, amor e vida.” Estas são as palavras finais da letra do Hino de Congonhas, que teve sua música e orquestração composta por:
Relacione o monumento com suas características:

I. Romaria.

II. Basílica do Senhor Bom Jesus de Matosinhos.

III. Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição.

IV. Museu da Imagem e Memória de Congonhas.

( ) Apresenta estilo jesuítico e frontispício de Aleijadinho, possuindo uma das maiores naves, sem coluna de sustentação, do barroco mineiro.

( ) Centro cultural e de eventos do município, possui uma área de 53 mil metros quadrados e já foi abrigo aos romeiros pobres que se destinavam a festa do Jubileu em Congonhas.

( ) Instalado no antigo casarão dos Fonseca, histórica Rua da Ladeira, possui as galerias dos prefeitos, juízes e mais 11 notáveis da história da cidade.

( ) Mais alta expressão do barroco mineiro com valor artístico inestimável, possui em sua área externa esculturas dos doze profetas e das Capelas dos Passos.

A sequência está correta em: