Filtrar


Questões por página:
A distribuição dos climas da Paraíba está relacionada com a localização, ou seja, quanto mais próximo do litoral, mais úmido será o clima, quanto mais longe, mais seco. Três tipos ocorrem na Paraíba:

I. Clima Tropical quente-úmido: domina o litoral, a região da mata e parte do agreste. Com chuvas abundantes e temperatura média anual de 26°C. Com essas características, esse tipo climático domina em todo o sertão.
II. Clima semiárido: Com chuvas de verão, predomina no Cariri, no Seridó, em grande parte da Borborema e do sertão. Sua principal característica não é a ausência de chuva, mas sua irregularidade.
III. Clima Tropical semiúmido: chuvas de verão-outono estendem-se pela região do litoral.

Estão corretas as afirmativas:
Leia o enunciado a seguir. Na época da conquista da Paraíba (segunda metade do século_________ ) chegaram outros silvícolas, dessa vez pertencentes a tribo Tabajaras, também de origem Tupi-Guarani, mas logo tornaram-se inimigos dos Potiguaras, fixando-se na várzea do Rio Paraíba.
Assinale a alternativa que preencha adequadamente a lacuna existente no enunciado acima:
Representantes das prefeituras de mais de 80 municípios paraenses conheceram, no dia 21 de março de 2018, as duas novas ferramentas disponibilizadas pelo estado para a gestão ambiental compartilhada: o Sistema de Alerta do Desmatamento automatizado da Lista do Desmatamento Ilegal (LDI) e a Plataforma Simples Ambiental. Os sistemas fazem parte da estratégia de fortalecimento da gestão ambiental e combate ao desmatamento ilegal no Pará, executada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) e pelo Programa Municípios Verdes (PMV).
Disponível em: <http://www.municipiosverdes.pa.gov.br/blogs/ler/noticias /prefeituras-de-80-municipios-conhecem-novas-ferramentas-de-combate-ao-desmatamento>. Acesso em: 28 dez.2020, com adaptações.
Em relação à política de combate ao desmatamento promovida pelo governo do estado do Pará, assinale a alternativa correta.
Após atuação proposta pelo estado do Pará, o Projeto de Lei Complementar (PLP) 133/2020, que trata a respeito do acordo entre a União e os estados para o ressarcimento de perdas de arrecadação, em decorrência do que determinou a Lei Kandir, de 1996, foi aprovado pela Câmara dos Deputados na segunda-feira (14/12/2020) e agora segue para a sanção presidencial.
Disponível em: <https://www.agenciapara.com.br/noticia/23999>. Acesso em: 28 dez.2020, com adaptações.
A Lei Kandir isentou os estados do pagamento de impostos sobre produtos primários e semi-industrializados destinados à exportação. Nesse caso, os estados estão isentos de pagar o
Vir a Belém e não visitar o Ver-o-Peso é como ir a Roma e não ver o Papa, disse um vendedor de peixe ao ser entrevistado durante o Inventário Cultural, realizado pela Fundação Cultural de Belém (2000).
ALMANAQUE Brasil Socioambiental 2008. Instituto Socioambiental (ISA), p.93.
Acerca da importância histórica e cultural do mercado Ver-o-Peso, assinale a alternativa correta.