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De acordo com o Referencial Curricular Amapaense: Educação Infantil e Ensino Fundamental: “A Educação Infantil surge como um direito da criança e dever do Estado em complementação à ação de sua família”.
Sobre a família na relação com a educação, segundo o referido documento, avalie se as afirmativas a seguir são falsas (F) ou verdadeiras (V).
I. Desde cedo, a criança, ao ouvir e acompanhar a leitura de textos, ao observar os textos que circulam no contexto familiar e comunitário, vai construindo sua concepção de língua escrita, reconhecendo diferentes usos sociais da escrita, dos gêneros, suportes e portadores, mas é apenas quando ingressa na escola que a criança manifesta curiosidade com relação à cultura escrita. II. Um dos seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento na Educação Infantil consiste em “Conhecer-se e construir sua identidade pessoal, social e cultural, constituindo uma imagem positiva de si e de seus grupos de pertencimento, nas diversas experiências de cuidados, interações, brincadeiras e linguagens vivenciadas na instituição escolar e em seu contexto familiar e comunitário”. III. Conforme vivem suas primeiras experiências sociais (na família, na instituição escolar, na coletividade), as crianças constroem percepções e questionamentos sobre si e sobre os outros, diferenciando-se e, simultaneamente, identificando-se como seres individuais e sociais.
Está correto apenas o que se afirma em
Sobre a família na relação com a educação, segundo o referido documento, avalie se as afirmativas a seguir são falsas (F) ou verdadeiras (V).
I. Desde cedo, a criança, ao ouvir e acompanhar a leitura de textos, ao observar os textos que circulam no contexto familiar e comunitário, vai construindo sua concepção de língua escrita, reconhecendo diferentes usos sociais da escrita, dos gêneros, suportes e portadores, mas é apenas quando ingressa na escola que a criança manifesta curiosidade com relação à cultura escrita. II. Um dos seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento na Educação Infantil consiste em “Conhecer-se e construir sua identidade pessoal, social e cultural, constituindo uma imagem positiva de si e de seus grupos de pertencimento, nas diversas experiências de cuidados, interações, brincadeiras e linguagens vivenciadas na instituição escolar e em seu contexto familiar e comunitário”. III. Conforme vivem suas primeiras experiências sociais (na família, na instituição escolar, na coletividade), as crianças constroem percepções e questionamentos sobre si e sobre os outros, diferenciando-se e, simultaneamente, identificando-se como seres individuais e sociais.
Está correto apenas o que se afirma em
A Escola da Ponte é uma instituição pública de ensino, localizada no distrito do Porto, em Portugal, que oferece os dois ciclos de aprendizagem a estudantes entre 5 e 14 anos. Tornou-se objeto de atenção de muitos educadores por causa do sucesso no emprego de um método de ensino baseado nas chamadas Escolas democráticas e numa educação inclusiva. Rubem Alves assim se manifestou sobe a Escola da Ponte: “Como é possível uma escola assim, sem turmas, sem professores e aulas de português, geografia, ciências, história, em lugares e horas determinadas, de acordo com um programa, linha de montagem, com testes e conceitos ao final? Será que as crianças aprendem? Respondo fazendo uma pergunta: qual é a coisa mais difícil de ser ensinada, mais difícil de ser aprendida, quem ensina não sabe que está ensinando, quem aprende não sabe que está aprendendo e, ao final, a aprendizagem acontece sempre? É a linguagem. Não existe nada, absolutamente nada que se compare à linguagem em complexidade. No entanto, sem que haja qualquer ensino formal, sem que os que ensinam a falar - pai, mãe, tio, avô, irmãos - tenham tido aulas teóricas sobre a formação da linguagem, as crianças aprendem a falar”.
As opções a seguir apresentam itens compatíveis com o que afirma Rubem Alves, à exceção de uma. Assinale-a.
As opções a seguir apresentam itens compatíveis com o que afirma Rubem Alves, à exceção de uma. Assinale-a.
Wallon destaca que não podemos tratar a criança de forma fragmentada. Em cada idade, ela constituirá um conjunto indissociável e original. No período inicial da vida, os três campos funcionais - afetividade, motricidade e inteligência - estão indissociavelmente integrados, formando um quarto campo funcional, a formação da pessoa, muito embora ainda imaturos (DANTAS,1990). A despeito da imaturidade dessa “tétrade”, a evolução desses campos está vinculada a dois fatores: às relações sociais e à maturação orgânica neurológica.
Assinale a opção que apresenta dimensões presentes na síntese dos conjuntos funcionais, segundo Wallon.
Assinale a opção que apresenta dimensões presentes na síntese dos conjuntos funcionais, segundo Wallon.