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Nas Tendências Pedagógicas Liberais a escola prepara o indivíduo para a sociedade, no entanto possui uma forma de organização baseada na propriedade privada dos meios de produção, denominada sociedade de classes. Assinale a alternativa que corresponde corretamente à divisão dessas tendências.

Numa sociedade democrática contrária do que ocorre nos regimes autoritários, o processo educacional não é um instrumento de imposição por parte do governo como projeto de sociedade e nação. Este projeto resulta do próprio processo democrático em contraposição de diferentes interesses. Na atual realidade brasileira, a injusta distribuição de renda tem funcionado como um entrave para que uma parte da população possa valer seus direitos e interesses.

(http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro01.pdf).


O papel de assegurar que o processo democrático se desenvolva de modo que estes entraves diminuam cabe ao (a):

Para Libâneo, a escolha dos conteúdos de ensino parte, pois, deste princípio básico: os conhecimentos e modos de ação surgem na prática social e histórica dos homens e vão sendo sistematizados e transformados em objetos de conhecimento, assimilados e reelaborados, são instrumentos de ação para atuação na prática social e histórica.

(LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez,1994, p.143).


O plano de aulas é um elemento importante para se obter um bom êxito no processo de ensino aprendizagem. O que seria um plano de aulas?

A gestão democrática da educação formal está associada ao estabelecimento de mecanismos legais e institucionais e na organização de ações que desencadeiem a participação social:


I. na formulação de políticas educacionais e no planejamento;

II. na tomada de decisões e na definição do uso de recursos e necessidades de investimento;

III. na execução das deliberações coletivas e nos momentos de avaliação da escola e da política educacional;

IV. na democratização do acesso e do uso de estratégias que garantam a permanência do aluno na escola, tem como horizonte a universalização do ensino para toda a população, bem como o debate sobre a qualidade social dessa educação.


Está correto afirmar que:

Há muito tempo o homem tem buscado o conhecimento através de observações, de experimentações e de estudos. A procura por suas indagações propicia o seu desenvolvimento ao longo dos tempos. Um fato que se tornou claro foi a melhor maneira de ampliar o conhecimento fazendo interações, permutas de ideias e aprendizados, com isto se dá o desenvolvimento das sociedades, as transmissões de informações e os aparelhos tecnológicos, chegando aos meios virtuais. Diante do exposto, Pierre Lévy entende por Cibercultura: