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A avaliação envolve todo o processo de observação e julgamento dos professores durante todo o processo ensino-aprendizagem, e a autora Jussara Hoffmann confirma isso ao dizer: “da educação infantil à universidade, crianças e jovens são constantemente sentenciados por seus comportamentos e tarefas. Formal ou informalmente, cada vez que a criança brinca, fala, responde ou faz tarefas, está sendo observada e julgada por seus professores. A isto denomina-se avaliação”.
(HOFFMANN,2003, p.58.)
Atualmente, encontramos muitos autores que utilizam a avaliação como objeto de estudo, na perspectiva que uma verdadeira aprendizagem se concretize. Diante do exposto, analise as premissas a seguir.
I. A avaliação é integral, pois analisa e julga todas as dimensões do comportamento considerando o aluno como um todo.
II. A avaliação é um processo contínuo e sistemático; portanto, ela não pode ser esporádica nem improvisada; deve ser constante e planejada.
III. A avaliação é funcional, porque se realiza em função de objetivos. Avaliar o processo ensino-aprendizagem consiste em verificar em que medida os alunos estão atingindo os objetivos previstos.
IV. A avaliação é sinônimo de estar e medir. A escola está voltada para o produto e não para o processo; o interessante são os conhecimentos abstraídos no decorrer de sua escolarização.
Está correto o que se afirma em
(HOFFMANN,2003, p.58.)
Atualmente, encontramos muitos autores que utilizam a avaliação como objeto de estudo, na perspectiva que uma verdadeira aprendizagem se concretize. Diante do exposto, analise as premissas a seguir.
I. A avaliação é integral, pois analisa e julga todas as dimensões do comportamento considerando o aluno como um todo.
II. A avaliação é um processo contínuo e sistemático; portanto, ela não pode ser esporádica nem improvisada; deve ser constante e planejada.
III. A avaliação é funcional, porque se realiza em função de objetivos. Avaliar o processo ensino-aprendizagem consiste em verificar em que medida os alunos estão atingindo os objetivos previstos.
IV. A avaliação é sinônimo de estar e medir. A escola está voltada para o produto e não para o processo; o interessante são os conhecimentos abstraídos no decorrer de sua escolarização.
Está correto o que se afirma em
Embora não tenham recebido este nome a princípio, as metodologias ativas têm suas primeiras faíscas a partir da criação de modelos de educação que contestam os papéis tradicionais de professores e alunos. No Brasil, quem mais defendeu essa base de ensino afirmou que a superação de desafios e a construção de novos conhecimentos a partir de experiências prévias são essenciais para promover o aprendizado; para isso, criou um método de alfabetização que deveria ser “ativo, dialogal, crítico e criticizador”. Dividido em cinco etapas, esse método levava em consideração o universo vocabular do grupo com quem o professor trabalharia; elencava palavras desse universo; criava situações existenciais comuns àquele grupo e, só então, iniciava o processo de ensino-aprendizagem. Considerando as informações supracitadas, infere-se que se trata dos estudos desenvolvidos por:
A rede estadual do ensino do Paraná evoluiu todas as suas notas no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) de 2019. Seja em língua portuguesa ou matemática, o desempenho cresceu em todos os anos em que a avaliação é aplicada: 5º e 9º anos do ensino fundamental e 3º ano do ensino médio. As notas médias saltaram de 7,08 para 7,59; de 5,42 para 5,53; e, de 4,46 para 4,85, respectivamente. O crescimento fez o estado manter a 1ª primeira colocação nos anos iniciais do ensino fundamental, a 4ª do ensino médio e o avanço da 3ª posição (empatado com o Rio Grande do Sul) para a 1ª nos anos finais do ensino fundamental, ultrapassando Santa Catarina e Goiás.
(Disponível em: https://www.educacao.pr.gov.br/Noticia/Parana-temmelhor-nota-media-do-Saeb-no-Ensino-Fundamental-e-quarta-no-EnsinoMedio. Adaptado.)
Ideb 2019 – o Paraná teve a alta mais expressiva do país(de 0,7) no ensino médio, de 3,7 para 4,4, subindo de sétimo para o quarto lugar no ranking de escolas públicas. No ensino fundamental II (do 6º ao 9º ano), o estado subiu do sétimo para o terceiro lugar na classificação nacional, com a média de 5,1.
(Disponível em: https://www.educacao.pr.gov.br/Noticia/Escolasestaduais-com-melhor-desempenho-no-Ideb-sao-homenageadas. Adaptado.)
Considerando o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – o Ideb, assinale a afirmativa INCORRETA.
(Disponível em: https://www.educacao.pr.gov.br/Noticia/Parana-temmelhor-nota-media-do-Saeb-no-Ensino-Fundamental-e-quarta-no-EnsinoMedio. Adaptado.)
Ideb 2019 – o Paraná teve a alta mais expressiva do país(de 0,7) no ensino médio, de 3,7 para 4,4, subindo de sétimo para o quarto lugar no ranking de escolas públicas. No ensino fundamental II (do 6º ao 9º ano), o estado subiu do sétimo para o terceiro lugar na classificação nacional, com a média de 5,1.
(Disponível em: https://www.educacao.pr.gov.br/Noticia/Escolasestaduais-com-melhor-desempenho-no-Ideb-sao-homenageadas. Adaptado.)
Considerando o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – o Ideb, assinale a afirmativa INCORRETA.
O Projeto Político-Pedagógico (PPP), ao se constituir em processo democrático de decisões, preocupa-se em instaurar uma forma de organização do trabalho pedagógico que supere os conflitos, buscando eliminar as relações competitivas, corporativas e autoritárias, rompendo com a rotina do mando impessoal e racionalizado da burocracia que permeia as relações no interior da escola.
(VEIGA,1998, p.13-14.)
O PPP é constituído de três partes que se integram para traçar o projeto da escola: marco situacional, marco conceitual e marco operacional. Considerando o exposto, bem como o marco operacional, assinale a afirmativa correta.
(VEIGA,1998, p.13-14.)
O PPP é constituído de três partes que se integram para traçar o projeto da escola: marco situacional, marco conceitual e marco operacional. Considerando o exposto, bem como o marco operacional, assinale a afirmativa correta.
“A avaliação e a recuperação constituem-se parte integrante do processo de ensino e da aprendizagem e que tem como princípio básico o respeito à diversidade de características e de ritmos de aprendizagem dos alunos; cabe, então, à escola, garantir a todos os seus alunos, oportunidades de aprendizagem, redirecionando ações de modo que superem as dificuldades e/ou defasagens diagnosticadas no processo de ensino- -aprendizagem. Os estudos de recuperação, para os alunos de menor rendimento, de acordo com a LDB (Lei nº 9.394/1996), são __________________ e de preferência, _______________ período letivo, a serem disciplinados pelas instituições de ensino em seus regimentos.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.