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A elaboração do Projeto Político Pedagógico (PPP) com ampla participação docente é uma estratégia que dialoga com a legislação educacional, dado que a exigência mencionada no Artigo 14 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB (Brasil,1996) se estende à participação dos profissionais da educação na confecção desse documento de referência escolar. São instrumentos importantes, para oportunizar a participação e a condição democrática na escola, tanto o PPP quanto o:
De acordo com o Artigo 2º do Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei n.º 8.069, de 13/07/1990, considera-se criança a pessoa com até:
As instituições de educação infantil devem criar procedimentos para o acompanhamento do trabalho pedagógico e para a avaliação do desenvolvimento das crianças, garantindo:
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Para registrar os interesses e as experiências das crianças na educação infantil, é preciso escutá-las. Essa escuta se faz por meio de observações e registros do que a criança faz, de seus desenhos, de suas produções e de suas falas. Ao conjunto de registros selecionados e organizados para indicar o processo de aprendizagem de cada criança dá-se o nome de:
Considerando a criança como ser que observa, questiona, levanta hipóteses, conclui, faz julgamentos e assimila valores e que constrói conhecimentos, o profissional que atua na educação infantil precisa imprimir intencionalidade educativa às práticas pedagógicas na Educação Infantil, tanto na creche quanto na pré-escola. Essa intencionalidade consiste em:
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