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Pedagogia
O espaço também ensina, estimula, intriga e, principalmente, encanta. Caixas organizadoras bem conservadas, dispostas de maneira alinhada e harmônica, e brinquedos guardados por tipo, separadamente, são características de um local onde existe a preocupação com o belo para além do “bonito ou feio”.
(CAMILO,2022, s/p.)
Em relação aos espaços na educação infantil, é evidenciada sua importância, para além dos cuidados com materiais pontiagudos ou perigosos ao alcance das crianças, bem como a limpeza e a organização do local. Quanto aos espaços na creche, é correto afirmar que:
(CAMILO,2022, s/p.)
Em relação aos espaços na educação infantil, é evidenciada sua importância, para além dos cuidados com materiais pontiagudos ou perigosos ao alcance das crianças, bem como a limpeza e a organização do local. Quanto aos espaços na creche, é correto afirmar que:
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Pedagogia
O vol.1 do Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil – RCNEI, é o documento introdutório que apresenta uma reflexão sobre creches e pré-escolas no Brasil, situando e fundamentando concepções de criança, educação, instituição e profissional, que foram utilizadas para definir os objetivos gerais da educação infantil e orientaram a organização de outros dois documentos. De acordo com o vol.1 do RCNEI, é correto afirmar que:
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Pedagogia
A entrada na escola amplia a sua rede de relações para além do âmbito privado da família, já que passa a participar de um contexto com outros adultos e, especialmente, outras crianças. Cada bebê que entra em uma creche e cada criança que chega à pré-escola configuram um espaço de intercessão no encontro de sua família com a escola. Em cada um dos encontros, esses contextos se reorganizam; colocam em jogo suas ideias; compartilham concepções sobre cuidado, educação, maternidade, paternidade, docência de bebês e crianças pequenas; e, ainda, tencionam entendimentos e práticas de educação e cuidado. No final, todos aprendem e se desenvolvem tanto crianças quanto adultos.
(MEC/BNCC,2018, s/p. Adaptado.)
Considerando a aproximação entre creche e família, analise as afirmativas a seguir.
I. Os professores e demais profissionais devem buscar conhecer as condições de vida das crianças fora da creche.
II. As famílias devem ser convidadas para participar apenas das comemorações importantes que acontecem na creche, como dia das crianças etc.
III. É fundamental que as famílias conheçam os projetos pedagógicos e participem de algumas atividades desenvolvidas junto às crianças.
IV. A creche precisa abrir espaços de escuta e participação das famílias em reuniões, comissões, conselhos etc.
Está correto o que se afirma apenas em
(MEC/BNCC,2018, s/p. Adaptado.)
Considerando a aproximação entre creche e família, analise as afirmativas a seguir.
I. Os professores e demais profissionais devem buscar conhecer as condições de vida das crianças fora da creche.
II. As famílias devem ser convidadas para participar apenas das comemorações importantes que acontecem na creche, como dia das crianças etc.
III. É fundamental que as famílias conheçam os projetos pedagógicos e participem de algumas atividades desenvolvidas junto às crianças.
IV. A creche precisa abrir espaços de escuta e participação das famílias em reuniões, comissões, conselhos etc.
Está correto o que se afirma apenas em
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Pedagogia
A BNCC – Base Nacional Comum Curricular, descreve as competências e as habilidades que o aluno deve desenvolver em cada etapa de seu processo educacional e formativo. O principal objetivo é promover uma educação de qualidade a partir da equidade e melhoria do ensino, de modo que a experiência escolar torne o aluno apto para exercer sua cidadania ativamente, adentrar o mercado de trabalho e dar prosseguimento aos estudos. As disposições da BNCC englobam:
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Pedagogia
A BNCC – Base Nacional Comum Curricular, é um documento elaborado pelo MEC – Ministério da Educação, que preconiza diretrizes para o currículo escolar das instituições de ensino presentes em todo o território nacional. Um dos conceitos nela disposto a partir da LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, e antecipado pela Constituição, estabelece a relação entre o que é básico-comum e o que é diverso em matéria curricular, a saber: