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De acordo com Paro (2001), “a autonomia da escola para decidir sobre o pedagógico encontra seus limites na própria prerrogativa e dever do Estado de legislar sobre o assunto”.
Isso porque
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Para diferenciar conceitualmente verificação de avaliação, Luckesi (1998) analisa a prática da aferição do aproveitamento escolar.

O autor identifica três procedimentos básicos dessa prática de aferição, realizados de modo sucessivo, a saber:
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Para Giglio (2006), a sociedade estará condenada ao discurso repetitivo, “da lamúria interminável que aponta a escola e seus docentes como eternamente incapazes e responsáveis por incluir tudo o que a sociedade já excluiu”.

Conforme o autor, é necessário para combater esse cenário uma utopia que
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Paulo Freire (1996) propõe, entre outras premissas, que ensinar exige
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Dubet (2004) problematiza os limites da igualdade de oportunidades. O autor alerta que as sociedades democráticas assumem que “a escola é justa porque cada um pode obter sucesso nela em função de seu trabalho e de suas qualidades”.

Ou seja, o autor denuncia que essas sociedades escolheram convictamente como princípio essencial de justiça
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