Filtrar


Questões por página:
A partir dos escritos de Vygotsky, é possível afirmar que o conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal é de extrema importância para um ensino efetivo porque, conhecendo-se o que as crianças são capazes de realizar com ou sem ajuda, torna-se possível
"Ninguém educa ninguém, tampouco ninguém se educa a si mesmo: os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo. " (Freire,1979, p.79) Paulo Freire defendia que o poder emana da classe dominante, a quem, por questões ideológicas, interessa uma educação que vise à submissão, à mistificação da verdade, assim como à opressão das classes dominadas. Essa concepção de Educação é denominada por Paulo Freire de
A abrangência nacional dos PCN's buscou contemplar questões que, em maior ou menor medida, fossem pertinentes a todo país. Nesse sentido, o documento visa a criar condições nas escolas para garantir a toda criança e jovem brasileiro
Maria do Carmo é professora das primeiras séries de uma rede municipal de ensino no Brasil. Há mais de duas décadas trabalha em uma escola da periferia de uma grande cidade e lida com as camadas populares. Para ela, a escolarização é uma possibilidade de ascensão social. Cotidianamente, a professora transmite aos seus alunos os conteúdos por ela organizados previamente. Diariamente, os alunos são obrigados a copiar para seus cadernos as tarefas do quadro negro. A professora dá especial atenção aos exercícios de casa uma vez que acredita que os mesmos contribuem para a assimilação e consolidação dos conteúdos apresentados, além de tornar os alunos mais responsáveis. A situação descrita acima revela que a professora Maria do Carmo fundamenta sua prática pedagógica em uma abordagem

No cotidiano da vida profissional do professor, a avaliação é uma das atividades que integram a prática pedagógica e que, portanto, faz parte do processo ensino-aprendizagem.

Nesse sentido, é possível afirmar que uma das funções da avaliação é