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Questões por página:

O aluno precisa conhecer o funcionamento enunciativo do discurso injuntivo, dada a sua especificidade. Sobre o ensino da organização textual do discurso injuntivo, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.


I. Como são gêneros de fácil identificação, o importante é esclarecer como esse texto se organiza, uma vez que possui um esquema cognitivo prototípico: exposição do macro-objetivo, apresentação dos comandos e justificativa.


II. Ao identificar o provável enunciador, o aluno precisa estabelecer relações entre os dados do texto e o contexto social mais amplo para ampliar a compreensão das relações de poder e dos processos gerais de recepção e de produção de texto na sociedade.


III. Deve-se ter em mente que as atividades que servem para ensinar e aprender também podem ser utilizadas para a avaliação.


Estão corretas as afirmativas:

O discurso expositivo, pela sua especificidade e pelo seu contexto de circulação, requer a utilização de um repertório linguístico e vocabular apropriado, o que traz uma maior aproximação com a linguagem científica e formal. Sobre o ensino da organização linguística do enunciado expositivo, assinale a alternativa correta.
Saber se conduzir diante do mundo da informação exige conhecimentos de várias naturezas e, uma delas refere-se à importância das referências bibliográficas no processo de leitura e de produção dos vários gêneros textuais. Sobre o ensino da referenciação bibliográfica segundo normas da ABNT, assinale a alternativa incorreta.

Intertextualidade é um conceito muito utilizado na vida contemporânea e designa o fenômeno da relação dialógica entre textos. Sobre o ensino da intertextualidade à luz do Centro de Referência Virtual do Professor elaborado pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.


I. A literatura a respeito do assunto tem permitido dizer que todo texto é intertexto, já que é sempre um espaço de produção de sentidos e de identidade com um outro.


II. A intertextualidade, por se revelar tanto no âmbito do conteúdo quanto da forma, permite desenvolver capacidades tanto linguísticas quanto semióticas e semânticas.


III. A metalinguagem, por sua vez, utiliza a linguagem para falar dela mesma, o que se constitui em excelente oportunidade de compreender os fatos e os conceitos de língua em diferentes possibilidades de organização.


Estão corretas as afirmativas:

O processamento adequado do léxico textual é uma estratégia importante para a construção do sentido global do texto, idealmente um produto da interação autor-leitor ou autor-ouvinte do texto. Sobre o ensino da seleção lexical e efeitos de sentido, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.


I. Quem desconsidera a sinalização de sentidos do autor constrói sentido para o texto estabelecendo relações semânticas não autorizadas pela superfície textual, ou seja, com base apenas nas suas próprias expectativas de leitura.


II. A condição básica para fazer do processamento lexical uma estratégia de construção do sentido global do texto é reconhecer que a recepção de um texto não é nem atribuição nem extração de significado, ou seja, o sentido do texto não está exclusivamente nem na cabeça do leitor/ouvinte (conhecimento prévio), nem na materialidade linguística do texto (sinalização dos sentidos pelo autor), mas na interação autor-leitor/ ouvinte.


III. As palavras de um texto têm dimensão discursiva, não apenas semântica.


Estão corretas as afirmativas: