Filtrar


Questões por página:

A definição dos Conteúdos Básicos Comuns (CBC) para os anos finais do Ensino Fundamental e para o Ensino Médio constitui um passo importante no sentido de tornar a rede estadual de ensino de Minas Gerais um sistema de alto desempenho. Analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.


I. Ensinar e aprender linguagem significa defrontar-se com as marcas discursivas das diferentes identidades presentes nas variedades linguísticas.


II. Os conteúdos dos currículos e programas, assim como as práticas de ensino, devem ser selecionados em função da aquisição e do desenvolvimento das competências e habilidades de uso da língua e da reflexão sobre esse uso, e não em função do domínio de conceitos e classificações como fins em si mesmos.


III. É preciso que o aluno reconheça a leitura e a escrita como atividades interativas de produção de sentido, que colocam em jogo diferentes fatores, como a situação comunicativa, o horizonte social dos interlocutores, o objetivo de interlocução, as imagens que os interlocutores fazem um do outro, os usos e as práticas de linguagem.


Estão corretas as afirmativas:

As diretrizes curriculares apresentam orientações teóricas e sugestões que evidenciam e resignificam práticas já usuais nas escolas. Para tanto, os eixos temáticos e os temas tomam como referência: Marque a alternativa incorreta:
A terceira diretriz para o ensino da geografia propõe uma nova abordagem dos conteúdos geográficos através de sua organização em um Eixo Integrador, do qual serão desdobrados os eixos temáticos e os temas. Estes, por sua vez, traduzirão os fenômenos da realidade socioespacial contemporânea, contextualizados a partir da (re)construção dos conceitos de território, lugar, paisagem, rede e região. (MACHADO,1995). Assinale a alternativa que melhor engendra o conceito de paisagem.
Na tradição pedagógica, a abordagem dos fatos e fenômenos da realidade socioespacial se dá de forma fragmentada e descolada das experiências significativas do educando, isto é, sem considerar os contextos culturais, ambientais, políticos e econômicos. Analise as afirmativas abaixo e marque a alternativa correta:
I. Parte-se do pressuposto de que, mais tarde, ele não seja capaz de correlacioná-los. II. Parte-se do pressuposto de que, mais tarde, ele seja capaz de enredá-los de forma contextualizada. III. Parte-se do pressuposto de que o educando seja capaz de recompor, estabelecendo conexões entre ideias, fatos, conceitos e princípios. IV. Os resultados nem sempre são bons, como vem acontecendo, revelados através das avaliações de desempenho do educando. V. A melhor alternativa para a exercitação do pensamento complexo está no âmbito de uma abordagem não contextualizada.
A sequência correta das alternativas de cima para baixo, é:
A segunda diretriz diz respeito à construção de um pensamento que passa, progressivamente, do simples ao complexo, substituindo um pensamento, que isola e separa, por um pensamento que distingue e une, como afiança Morin (1999). Essa forma de entender o ato de aprender e produzir conhecimentos, desenvolvendo o pensamento complexo do educando e dos educadores, é assim esclarecido: “apreender o significado de um objeto ou de um acontecimento é vê-lo em suas relações com outros objetos ou acontecimentos” Marque a alternativa que complementa melhor o pensamento do autor.