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Questões por página:
Com relação às ideias do educador Henri Wallon, analise as afirmativas a seguir.

I. As emoções têm papel preponderante no desenvolvimento da pessoa.

II. Os elementos em que suas ideias se baseiam – afetividade, movimento, inteligência e formação do eu – sempre se comunicam.

III. A escola imobiliza as crianças em suas carteiras, limitando a fluidez das emoções e do pensamento necessários para o desenvolvimento completo da pessoa.

Assinale:
Com relação às ideias do educador Paulo Freire, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) O conjunto das palavras geradoras deve conter apenas uma possibilidade silábica que permite o estudo durante a escrita e a leitura.

( ) A missão do professor é possibilitar a criação ou a produção do conhecimento.

( ) O aluno chega à escola levando uma cultura que não é melhor nem pior do que a do professor.

As afirmativas são, respectivamente,
Relacione os documentos internacionais sobre Educação às respectivas características.

1. Declaração do Milênio
2. Declaração Mundial de Educação para Todos
3. Marco de Ação de Dakar

( ) Reuniu todos os países das Nações Unidas em torno de oito metas de desenvolvimento social.

( ) Forneceu a oportunidade de avaliar os avanços e retirar lições da década anterior.

( ) Enfatiza, entre outros aspectos, o direito de crianças, jovens e adultos à educação de qualidade.

Assinale a opção que mostra a relação correta, de cima para baixo.
Com relação ao Plano de Ações Articuladas (PAR), analise as afirmativas a seguir.

I. É um plano estratégico para um período de quatro anos, realizado pelo Ministério da Educação em parceria com Estados e Municípios.

II. Prevê apoio técnico ou financeiro da União para as redes de ensino com o objetivo de promover a melhoria da qualidade da educação.

III. É composto por um instrumento diagnóstico e por outro de propostas de ação.

Assinale:
Com relação às Diretrizes Curriculares do Ensino Fundamental, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) A base comum e a base diversificada do currículo do Ensino Fundamental são consideradas distintas e separadas.

( ) A base comum deve abranger o estudo da Língua Portuguesa, da Matemática, do mundo físico e natural, da realidade social e política, bem como da Arte, Educação Física e Ensino Religioso.

( ) Os conhecimentos da base comum devem ser acessíveis para todos os alunos, enquanto a parte diversificada, apenas para os alunos das escolas privadas.

As afirmativas são, respectivamente,