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A formação do profissional que irá atuar na educação especial é fundamental para a sua boa atuação. Segundo a Resolução 138/2012 CEEA, será considerada formação adequada para atuar em educação especial inclusiva os professores que cursaram a disciplina de educação especial na formação superior, e que:
I. Consiga perceber as necessidades educacionais especiais dos alunos e valorize a educação inclusiva. II. Tenha competência para atuar junto às famílias apresentando os resultados dos alunos e tratando o aluno além dos muros escolares. III. Seja capaz de flexibilizar a ação pedagógica nas diferentes áreas de conhecimento de modo adequado às necessidades de aprendizagem. IV. Possua habilidade didática para avaliar continuamente a eficácia do processo educativo para atendimento de necessidades educacionais específicas.
São afirmativas corretas:
I. Consiga perceber as necessidades educacionais especiais dos alunos e valorize a educação inclusiva. II. Tenha competência para atuar junto às famílias apresentando os resultados dos alunos e tratando o aluno além dos muros escolares. III. Seja capaz de flexibilizar a ação pedagógica nas diferentes áreas de conhecimento de modo adequado às necessidades de aprendizagem. IV. Possua habilidade didática para avaliar continuamente a eficácia do processo educativo para atendimento de necessidades educacionais específicas.
São afirmativas corretas:
Analise as alternativas a seguir:
I. Os sistemas de ensino devem assegurar aos alunos da educação especial acesso igualitário aos benefícios dos programas sociais suplementares disponíveis para o respectivo nível do ensino regular. II. O poder público deverá instituir cadastro nacional de alunos com altas habilidades ou superdotação, matriculados na educação básica e na educação superior, a fim de fomentar a execução de políticas públicas destinadas ao desenvolvimento pleno das potencialidades desse alunado. III. O poder público adotará, como alternativa preferencial, a ampliação do atendimento aos educandos da educação especial na própria rede pública regular de ensino, a partir do apoio de instituições privadas sem fins lucrativos, especializadas e com atuação exclusiva em educação especial. IV. A oferta de educação especial tem início na educação infantil e estende-se ao longo da vida, preferencialmente em classes regulares de ensino.
São afirmativas corretas:
I. Os sistemas de ensino devem assegurar aos alunos da educação especial acesso igualitário aos benefícios dos programas sociais suplementares disponíveis para o respectivo nível do ensino regular. II. O poder público deverá instituir cadastro nacional de alunos com altas habilidades ou superdotação, matriculados na educação básica e na educação superior, a fim de fomentar a execução de políticas públicas destinadas ao desenvolvimento pleno das potencialidades desse alunado. III. O poder público adotará, como alternativa preferencial, a ampliação do atendimento aos educandos da educação especial na própria rede pública regular de ensino, a partir do apoio de instituições privadas sem fins lucrativos, especializadas e com atuação exclusiva em educação especial. IV. A oferta de educação especial tem início na educação infantil e estende-se ao longo da vida, preferencialmente em classes regulares de ensino.
São afirmativas corretas:
"A escola comum se torna inclusiva quando reconhece as diferenças dos alunos diante do processo educativo e busca a participação e o progresso de todos, adotando novas práticas pedagógicas" (ROPOLI et al,2010).
ROPOLI, E.A. et al. A educação especial na perspectiva da inclusão escolar: A escola comum inclusiva. Brasília: MEC,2010.
Sobre a educação inclusiva, é correto afirmar apenas:
ROPOLI, E.A. et al. A educação especial na perspectiva da inclusão escolar: A escola comum inclusiva. Brasília: MEC,2010.
Sobre a educação inclusiva, é correto afirmar apenas:
Analise as afirmativas sobre as pessoas portadoras de deficiência:
I. As famílias com crianças e adolescentes com deficiência terão prioridade de atendimento nas ações e políticas públicas de prevenção e proteção. II. É dever apenas do Estado garantir à criança e ao adolescente atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino. III. Terão prioridade de tramitação os processos de adoção em que o adotando for criança ou adolescente com deficiência ou com doença crônica. IV. A criança e o adolescente com deficiência serão atendidos, no SUS, sem discriminação ou segregação, em suas necessidades gerais de saúde e específicas de habilitação e reabilitação.
São alternativas corretas:
I. As famílias com crianças e adolescentes com deficiência terão prioridade de atendimento nas ações e políticas públicas de prevenção e proteção. II. É dever apenas do Estado garantir à criança e ao adolescente atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino. III. Terão prioridade de tramitação os processos de adoção em que o adotando for criança ou adolescente com deficiência ou com doença crônica. IV. A criança e o adolescente com deficiência serão atendidos, no SUS, sem discriminação ou segregação, em suas necessidades gerais de saúde e específicas de habilitação e reabilitação.
São alternativas corretas: