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A Teoria da Resposta ao Item (TRI) surgiu a partir de discussões teóricas sobre a viabilidade de se comparar as habilidades e os conhecimentos de examinandos submetidos a provas diferentes. No Brasil, a TRI é utilizada para estimar as habilidades e conhecimentos dos alunos da Educação Básica. Uma das propriedades importantes da TRI é o fato dos parâmetros dos itens e as proficiências dos indivíduos serem invariantes. Em função de suas propriedades, é possível afirmar que a utilização da TRI no SAEB permite
I. comparar alunos.
II. ter o foco da avaliação no score total.
III. estimar a distribuição de proficiências da população e subpopulações.
IV. monitorar os progressos de um sistema educacional.
V. fazer análises e interpretações associadas à prova como um todo e ao grupo de indivíduos.
São corretas as afirmativas
Questão DESATUALIZADA
A partir da década de 1980, com os debates e os movimentos sociais, foi intensificado o processo de formação docente que culminou com a promulgação da Constituição Federal de 1988 e com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), nº 9394/96. Nesse quadro referencial, essa lei estabelece, em seu Art.62, que "a formação de docentes para atuar na educação básica far-se-á .....
A partir dos escritos de Vygotsky, é possível afirmar que o conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal é de extrema importância para um ensino efetivo porque, conhecendo-se o que as crianças são capazes de realizar com ou sem ajuda, torna-se possível
"Ninguém educa ninguém, tampouco ninguém se educa a si mesmo: os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo. " (Freire,1979, p.79) Paulo Freire defendia que o poder emana da classe dominante, a quem, por questões ideológicas, interessa uma educação que vise à submissão, à mistificação da verdade, assim como à opressão das classes dominadas. Essa concepção de Educação é denominada por Paulo Freire de
A abrangência nacional dos PCN's buscou contemplar questões que, em maior ou menor medida, fossem pertinentes a todo país. Nesse sentido, o documento visa a criar condições nas escolas para garantir a toda criança e jovem brasileiro