Filtrar


Questões por página:
O Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação na Educação de Jovens e Adultos é uma política pública construída de forma colaborativa pelo Ministério da Educação (MEC) com a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios. O Pacto reúne ações de articulação intersetorial implementadas com a participação de ministérios, da sociedade civil organizada, de organismos internacionais e do setor produtivo. As finalidades desse pacto são superar o analfabetismo; elevar a escolaridade; ampliar a oferta de matrículas da educação de jovens e adultos (EJA) nos sistemas
Visualizar Questão Comentada
Como estabelece a Lei nº 9.394/1996, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), em seu art.37, a educação de jovens e adultos será destinada àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudo, na idade própria
O ensino dos números é uma das primeiras etapas no processo de aprendizagem matemática. Desde a infância, as crianças são expostas a conceitos numéricos que irão formar a base para o desenvolvimento de habilidades matemáticas mais complexas. No ensino fundamental, o ensino dos números deve priorizar

Leia a tirinha a seguir.


Imagem associada para resolução da questão


Disponível em: <https://[...]emacao.blogspot.com/2014/10/reforco-ousuborno.html>. Acesso em: 17 fev.2025.


A tirinha de Calvin retrata qual característica da abordagem teórica comportamental no processo de ensino-aprendizagem?

De acordo com Tanamachi (2000 apud GUZZO et al.2010), a partir dos anos 1990, a grande diversidade do trabalho do psicólogo educacional, para além dos muros da escola, trouxe reflexões mais críticas acerca da formação e atuação desse profissional. Essas últimas décadas foram mais marcadas por novos encontros entre Psicologia e Educação, assumindo um direcionamento dialético da compreensão do desenvolvimento humano e não apenas das dificuldades de aprendizagem e comportamento, mas que perpassam ambientes mais amplos do contexto educacional como, por exemplo, espaços comunitários, núcleos, associações, entre outros. Por essa perspectiva, ao psicólogo escolar cabe a