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A taxa de escolarização do ensino fundamental, no Ceará, com relação ao período de 2013 a 2015, registrou os seguintes dados:
Fonte: Anuário Estatístico do Ceará – 2016
Com base na análise da tabela acima, e tendo em vista que a taxa líquida abrange somente os alunos atendidos dentro da faixa etária regular obrigatória e a bruta compreende todos os alunos atendidos, incluindo os fora de faixa, é correto afirmar que
Fonte: Anuário Estatístico do Ceará – 2016
Com base na análise da tabela acima, e tendo em vista que a taxa líquida abrange somente os alunos atendidos dentro da faixa etária regular obrigatória e a bruta compreende todos os alunos atendidos, incluindo os fora de faixa, é correto afirmar que
O cálculo do IDEB envolve dois componentes, quais sejam:
O Programa Internacional de Avaliação de Alunos – PISA – tem como objetivo avaliar
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB – foi criado para
I. medir a qualidade do aprendizado nacional; II. orientar a elaboração dos currículos escolares dos estados e municípios; III. monitorar a ação educacional dos sistemas municipais de ensino; IV. estabelecer metas para a melhoria do ensino.
Estão corretas somente as complementações contidas em
I. medir a qualidade do aprendizado nacional; II. orientar a elaboração dos currículos escolares dos estados e municípios; III. monitorar a ação educacional dos sistemas municipais de ensino; IV. estabelecer metas para a melhoria do ensino.
Estão corretas somente as complementações contidas em
O Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM – tem como principal finalidade avaliar o desempenho escolar e acadêmico do aluno ao final do Ensino Médio. Partindo dessa informação e tendo como foco situações para as quais servem os resultados do ENEM, é correto afirmar que esse exame
I. favorece a criação de referência nacional para o aperfeiçoamento dos currículos do Ensino Médio. II. é utilizado como mecanismo único, alternativo ou complementar para acesso à educação superior, em especial para as instituições federais. III. viabiliza o desenvolvimento de estudos e indicadores sobre a educação brasileira. IV. constitui parâmetros para o sistema de avaliação formal das instituições escolares integrantes da rede de ensino privada.
Estão corretas as complementações contidas em
I. favorece a criação de referência nacional para o aperfeiçoamento dos currículos do Ensino Médio. II. é utilizado como mecanismo único, alternativo ou complementar para acesso à educação superior, em especial para as instituições federais. III. viabiliza o desenvolvimento de estudos e indicadores sobre a educação brasileira. IV. constitui parâmetros para o sistema de avaliação formal das instituições escolares integrantes da rede de ensino privada.
Estão corretas as complementações contidas em